Morre o arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos

Filho da artista plástica Tomie Ohtake foi vítima de um câncer de medula
-Publicidade-
Ruy Ohtake morreu aos 83 anos, em São Paulo, vítima de um câncer de medula
Ruy Ohtake morreu aos 83 anos, em São Paulo, vítima de um câncer de medula | Foto: Reprodução/Redes Sociais

O arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado, 27, aos 83 anos, em São Paulo. Ele sofria com uma mielodisplasia, um tipo de câncer de medula.

Ruy era filho da artista plástica Tomie Ohtake, japonesa naturalizada brasileira.

Segundo informações da família, será realizado um velório íntimo, na residência de Ruy, apenas para familiares e amigos próximos. O corpo será cremado.

-Publicidade-

Entre suas obras mais marcantes, estão os hotéis Renaissance e Unique, o Edifício Santa Catarina e o Instituto Tomie Ohtake.

Também é assinado por Ruy Ohtake o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na zona sul de São Paulo, conhecido como “redondinhos”. São 19 edifícios residenciais cilíndricos com fachadas coloridas.

A embaixada do Brasil em Tóquio e o Parque Ecológico do Tietê também são obras de autoria do arquiteto, que assinou mais de 300 projetos.

Trajetória

Ruy Ohtake se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) em 1960. Sua obra foi desenvolvida tendo como base a chamada “escola paulista”, que teve como grandes expoentes nomes como Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha.

Ohtake também se inspirou em Oscar Nyemeyer e Aleijadinho e começou a usar mais cores e curvas em suas obras, algo que não era muito comum na arquitetura de São Paulo.

Ruy Ohtake deu aulas na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie e na Universidade Católica de Santos, pela qual recebeu o título de professor emérito em 2007.

“Acho que estou no caminho de contribuir com a arquitetura contemporânea brasileira. Em todas as minhas obras, me preocupo com a liberdade criativa, a surpresa e a inovação. Acho que meu desafio é dar continuidade à arquitetura do país, e não ficar estancado como ficamos em São Paulo”, afirmou o arquiteto em entrevista à Folha de S.Paulo, em 2019.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.