publicidade
Brasil

Motoristas e cobradores de ônibus de SP entram em greve nesta quarta

Operações devem ser suspensas por 24 horas. Prefeito condena a paralisação: “Se for confirmado isso, é uma irresponsabilidade”

Greve
Paralisação deve ser encerrada ainda nesta quarta-feira | Foto: SindMotoristas/ Divulgação

Motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo decidiram realizar uma nova greve total de 24 horas a partir da zero hora desta quarta-feira 29. A categoria reivindica pagamento de Plano de Lucros e Resultados (PLR) e hora de almoço remunerada.

A greve foi aprovada depois de decisão unânime durante assembleia comandada pelo Sindicato dos Motoristas de SP (SindMotoristas) nesta terça-feira, 28. A sessão chegou a reunir mais de 6 mil profissionais na sede do sindicato, no bairro da Liberdade, na capital paulista.

Receba nossas atualizações

“Os trabalhadores não aguentam mais ter uma hora de almoço sem remuneração”, afirmou Valdevan de Jesus, presidente do sindicato, à TV Band. “Há dois anos que as empresas não pagam PLR, e também o trabalhador não abre mão.”

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, criticou a nova paralisação na cidade. “Se for confirmado isso, é uma irresponsabilidade”, afirmou, em entrevista para o programa Brasil Urgente, de José Luiz Datena. “Mas se, por acaso, realmente tiver a greve, a gente suspende o rodízio, e vamos fazer um apelo para os nossos motoristas de aplicativos e de táxi manter a tarifa, e a gente buscar uma solução quanto antes.”

100% das horas extras

No dia 14 deste mês, motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo decidiram realizar uma paralisação de 24 horas. Sem acordo na Justiça do Trabalho, o SindMotoristas não chegou a um entendimento com o setor patronal sobre o reajuste salarial. Isso foi crucial para a greve.

De acordo com o sindicato, as negociações por um reajuste de quase 12,5% começaram em março deste ano. Os motoristas e os cobradores pediram 100% das horas extras e o fim do horário de almoço não remunerado. “Não houve avanços, sobretudo no reconhecimento da data-base”, afirmam os sindicalistas, em nota divulgada no dia 13, antes da greve.

Relacionadas

Assine a Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Tobias A. Guiar
    Tobias A. Guiar

    Sindicatozinhos de esquerda querendo criar confusão em ano de eleição a mando de candidato de esquerda.

    Isso é mais velho que nota de um real.

    Atenção motoristas e cobradores, quando o Brasil se tornar um país de merda com a Venezuela e Argentina, não vão reclamar que estão desempregados, que o pão está caro, e que a vida ficou difícil.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade