A portaria do governo federal que proíbe o uso da “linguagem neutra” se tornou alvo do Ministério Público Federal (MPF) na terça-feira 15. Assinada pela Secretaria Especial da Cultura, a medida do Poder Executivo veda o uso do dialeto não binário em projetos financiados pela Lei Rouanet.
Lucas Costa Almeida Dias, procurador regional dos Direitos do Cidadão e autor da peça contra o governo, argumenta que proibir o uso da linguagem neutra configura “censura prévia, reforça o capacitismo, constitui obstáculo ao exercício plural do direito à cultura e da liberdade de expressão”.
Para Dias, a proibição imposta pela portaria caracteriza um comportamento de “regimes ditatoriais”, que ofende os princípios da igualdade, não discriminação e dignidade da pessoa humana. Além do pedido de anulação da portaria, o MPF também requer que a sociedade seja indenizada em R$ 1 milhão.
O motivo seria que as pessoas foram impedidas, “ilicitamente”, de acessar projetos que utilizem linguagem neutra e prestigiem expressões culturais plurais e inclusivas. O valor tem de ser revertido em “projetos educativos e informativos” sobre promoção da diversidade e “cultura LGBTQIA+”.
Linguagem neutra exclui pessoas, diz professora
Em entrevista a Oeste, a professora de língua portuguesa Cíntia Chagas disse que o dialeto empobrece o português. Cíntia disse ainda que o “idioma” discrimina pessoas. “Exclui 43 milhões de disléxicos no Brasil”, constatou. “Impõe-se mais uma barreira a um público que já sofre com dificuldades de aprendizagem”, disse Cíntia. “Além disso, a língua não binária exclui uma maioria gritante, que é contra essa aberração linguística.”
Leia também: “A estupidez da linguagem neutra”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 62 da Revista Oeste
Tanta coisa para esse abutres se preocuparem e eles com essa idiotice.
É só não assistir a nenhuma apresentação que faça uso dessa aberração linguística. Deixem os idiotas se imbecilizarem sozinhos, assim serão pouquíssimos ou nenhum em um futuro próximo. Simples assim.
Este mpf está aparelhado de comunistas.
MPF sempre dando uma força para afundar mais o brasil. Agora quer assassinar o Português. Isso se chama falta do que fazer.
Alguém ainda duvida que a Imprensa e o Judiciário são contra o Brasil…???
👁️👁️👁️🤨🤨🤨
“Censura prévia” por não se aprovar um projeto feito em uma língua que não existe ..
Eu também uso um tipo diferente de linguagem. Desde pequeno acostumei falar tudo no diminutivo…. promotorzinho, juizinho, carrinho, noisinho, elezinho, juntinho… Esperinho que o MPzinho me deixinho usarzinho essinha linguazinha nos meu enenzinho…
Esse ministério público tá aparelhado mesmo! Os caras não conseguem fazer o básico…e isso é só o começo! Pensem em uma geração de maxistas sendo formada nessas faculdades de direito! Só bosta.
Concordo
Essa lei foi sempre assim; tira dinheiro dos impostos que deveriam ser revertidos em saúde, educação, infraestrutura etc. para sustentar quem nada faz. Deveria ser revogada.
Às vezes fico desesperançado ao assistir incrédulo as façanhas que a falta de agudeza intelectual elabora a todo instante. Comparativamente, a inteligência dos animais e vegetais é muito mais superior. Devemos aplaudir esses e lamentar a decadência dos nossos semelhantes. Que Deus seja nosso protetor!
Ganham rios de dinheiro como salário p isso???
É falta do que fazer??? Não, não é…. O que não faltam é trabalho num país que foi tomado pela corrupção, vão procurar uma lavagem de roupa, seus desocupados.
É incrível como a justiça brasileira conseguiu se tornar mais desprezível e odiada pela sociedade que os políticos 🤢🤮🤮🤮🤮
Falta de pegar uma enxada e fazer algo útil uma vez na vida….
Cara desses deveria ir para a cadeia por usar um cargo público para prevaricar em cima de uma proposta que basicamente contraria o conceito de língua nacional. Amanhã outro qualquer assume função desse tipo e decide que os requerimentos de benefício tributário deverão ser redigidos em inglês.
Estamos vivendo tempos difíceis, valores totalmente invertidos, o argumento deste inergumeno, não tem fundamento, verdadeiro idiota.
Esse procurador recebe da viúva um salário altíssimo para ajudar na solução dos graves problemas sociais (Banditismo, corrupção, fome, desemprego, etc ) e ao invés disso, vem focar nessa bobagem de linguagem neutra . VTNC !!
Bem no fundo….
Linguagem neutra não é idioma , portanto, não deve ser considerado.Nosso idioma é o Português e pronto.O MP está perdido literalmente.
O MPF poderia até ser útil, se não tivesse todo aparelhado , à serviço do que há de pior no país !!!
Está se tornando patético !!!!!
Quem não se identifica com nenhum sexo é doente e precisa de um psiquiatra urgente, é não de linguagem neutra.
Estão se tornando desnecessários !!!!!
Esses excrementos do MPF realmente não têm nada de útil a fazer! Nem sabem fazer nada também!
Esse fanático seria apenas estúpido se não fosse fanático por uma causa destrutiva. Elle sabe muito bem o que está tentando fazer e por isso mesmo não tem a mínima intenção de respeitar a língua portuguesa Esse tipo de engenharia social é talvez a versão mais nefasta do totalitarismo dessa gente.