publicidade
Brasil

Multa bilionária da Vale será revertida em obras e metrô em MG

Companhia assinou acordo por causa da tragédia de Brumadinho

STF Brumadinho
Rastro de lama depois do desastre de Brumadinho — 25/1/2019 | Foto: Arquivo/Agência Brasil

O rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), custará R$ 37,68 bilhões aos cofres da mineradora Vale. Depois de dois anos da tragédia que vitimou mais de 250 pessoas, a companhia assinou acordo de reparo com o governo de Minas Gerais. O acerto foi selado na manhã desta quinta-feira, 4, conforme registrou Oeste mais cedo. O dinheiro, contudo, irá além de ajudar famílias da cidade do interior mineiro.

Leia mais: “Dez barragens da Vale estão em nível de emergência”

Receba nossas atualizações

De acordo com autoridades mineiras, parte da multa será destinada à infraestrutura. Dessa forma, o governador Romeu Zema (Novo) deve investir em obras, como erguer um Rodoanel aos arredores de Belo Horizonte, com custo previsto de R$ 4,95 bilhões. Além disso, há o comprometimento de se aportar verba no projeto de ampliação do metrô da capital mineira — atualmente, só há uma linha ativa de metrô no município, que conta com mais de 2,5 milhões de habitantes.

Pelo acordo entre Vale e governo de Minas Gerais ainda há a perspectiva de se construir hospitais e direcionar investimentos nas cidades atingidas pelo rompimento da barragem que era mantida pela mineradora. Nesse sentido, grupo de pessoas atingidas direta ou indiretamente pela tragédia definirá qual será o destino de R$ 3 bilhões a serem pagos pela companhia. Essa definição se dará por meio de acompanhamento da Defensoria Pública e do Ministério Público mineiro.

Manifestação

O acerto não foi bem recepcionado pelo Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). Em Belo Horizonte, integrantes do grupo protestaram durante a reunião entre executivos da Vale e o governador Romeu Zema, informa o portal R7.com. Para eles, o valor da multa a ser paga só representaria a “primeira parcela dos direitos”. Ele reivindicam manutenção do auxílio mensal pago pela empresa, ação que está prevista para ser descontinuada este mês.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade