Nova ferramenta ajuda no combate a incêndios na Amazônia

Sistema foi feito no Ministério da Defesa para realizar o agrupamento automático dos focos de calor detectados por satélites
-Publicidade-
Nova ferramenta possibilita o atendimento aos casos mais urgentes em um curto espaço de tempo
Nova ferramenta possibilita o atendimento aos casos mais urgentes em um curto espaço de tempo | Foto: Bruno Kelly/Flickr

Já está em operação o Painel do Fogo, uma plataforma de monitoramento de incêndios na Amazônia e no Pantanal. O sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Defesa e atua detectando os focos de calor por meio de satélites, separando o grau de prioridade para combater os incêndios com maior agilidade.

De acordo com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), a ferramenta vai realizar o agrupamento automático dos focos de calor detectados pelos satélites, identificar os eventos de fogo e classificá-los em ordem de prioridade para o combate.

Na análise das imagens, a nova plataforma de monitoramento considera a combinação dos produtos de risco (suscetibilidade), rastreio (propagação) e danos (área queimada), com uma abordagem para as ações de comando e controle das agências durante as operações de combate às queimadas.

-Publicidade-

“Essa funcionalidade possibilita o atendimento aos casos mais urgentes em um curto espaço de tempo, otimizando a atuação das equipes de campo e os recursos utilizados”, disse o diretor-geral do Censipam em Brasília, Rafael Costa.

Leia mais: “Os verdadeiros campeões do desmatamento”

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.