A partir desta quarta-feira, 27, deve ocorrer novamente uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre a região Sul do Brasil. O fenômeno deve causar áreas de instabilidade que vão gerar uma nova frente fria — e também outro ciclone extratropical.
O ciclone que se forma sobre o mar deve se afastar rapidamente do Sul, mas a frente fria avança na direção dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul.
Porém, o sistema de alta pressão atmosférica — o responsável pela intensa onda de calor — começa a enfraquecer. Isso facilita a formação de nuvens carregadas.
No decorrer desta quarta-feira, nuvens carregadas vão crescer sobre São Paulo, sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Rio de Janeiro e também em diversas áreas da região Centro-Oeste. Confira a previsão completa para esta quarta-feira, 27.
Sul
A frente fria e o ciclone extratropical devem começar atuar na região Sul a partir desta quarta-feira, 27. O ciclone forma-se sobre o oceano, próximo à costa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e a frente fria começa a se movimentar entre o Sul do Brasil e o Paraguai. Há risco de temporais em todo o Sul brasileiro.
A única área sobre a qual não deve chover será o oeste e parte do sul do Rio Grande do Sul, região que abrange as cidades de Uruguaiana, São Luiz Gonzaga e Bagé.
Sudeste
No Estado de São Paulo, pancadas de chuva poderão ocorrer já a partir da manhã desta quarta-feira, 27. Porém, será durante a tarde e à noite que a chuva deve se intensificar sobre o Estado. Raios e ventania também poderão ser registrados.
A quarta-feira amanhece abafada, mas, no decorrer do dia, a temperatura fica mais amena.
No centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo a região do Grande Rio, deve haver pancadas de chuva. Assim como na porção sul de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro e na Zona da Mata Mineira.
As demais áreas do Sudeste, porém, seguem com sol forte.
Centro-Oeste
Com o enfraquecimento do sistema de alta pressão atmosférica, e o calor intenso no Centro-Oeste, nuvens carregadas já começam a crescer de novo em praticamente todas as áreas da região.
No Distrito Federal, o sol forte e o tempo seco têm predomínio; assim como no centro-leste e nordeste de Goiás. O sol aparece durante a maior parte do dia nas outras regiões de Goiás e em Mato Grosso. Porém, pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite.
Nordeste
O ar seco predomina sobre a região, o que dificulta a formação de nuvens de chuva. No entanto, o interior dos Estados do Maranhão e Piauí — incluindo a capital Teresina –, podem registrar pancadas de chuva com raios. Mas as precipitações terão curta duração.
Em toda a faixa litorânea do Nordeste, há previsão de pancadas de chuva, que devem ser registradas desde o Ceará até o sul da Bahia.
No interior do Maranhão, do Piauí e na região oeste da Bahia, temperaturas de até 42ºC poderão ser registradas.
Norte
Sobre a região Norte há a concentração do ar úmido e quente, e nuvens carregadas crescem sobre todos os Estados da região. A previsão indica pancadas de chuva com raios — principalmente à tarde e à noite — sobre todos os Estados do Norte. O sol, porém, deve aparecer forte ao longo de todo o dia.