Para os próximos dias, grandes volumes de chuva — com temporais e possível queda de granizo — devem atingir a região Sul do Brasil. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A instabilidade ganha força sobre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul à medida que o ar quente do Centro-Oeste e Sudeste encontra-se com o ar mais frio, no sul gaúcho, onde a frente fria deve se formar.
Até quarta-feira 27, a previsão do tempo indica precipitação de chuvas com volumes em torno de 100 mm, podendo, inclusive, superar a previsão em algumas localidades do Rio Grande do Sul — principalmente na faixa central até o leste do Estado, e também na Grande Porto Alegre e sul gaúcho.
Influência do novo ciclone
Devido à formação de um novo ciclone — sistema de baixa pressão — sobre a costa do Rio Grande do Sul, a partir do fim da tarde desta terça-feira, 26, e ao longo de quarta, deve haver um aumento significativo da intensidade das rajadas de vento no Estado — os vendavais devem superar os 70 Km/h.
Segundo os meteorologistas, o ciclone vai começar a se descolar para alto mar na quarta-feira 27. Isso deve trazer uma nova frente fria à região — e provocar temporais entre os Estados de Santa Catarina e São Paulo.
Já na quinta-feira 28, as temperaturas vão começar a cair de maneira acentuada no Estado gaúcho. As mínimas podem descer até 3ºC na região da Campanha Gaúcha, e nas localidades mais altas de toda a região Sul do país. Na capital gaúcha, os termômetros vão marcar mínimas de 9ºC.
Aumento dos ventos
Nas áreas atingidas pelos temporais, esperam-se rajadas de 50 a 70 Km/h, o que aumenta o risco de danos. Com a formação do ciclone, porém, não estão descartadas rajadas de vento de até 80 Km/h, em áreas isoladas das regiões leste e litoral do Rio Grande do Sul, bem como na faixa leste de Santa Catarina.