Em uma série de tuítes publicados no domingo 6, o Partido Novo criticou a postura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de censurar quem está questionando o resultado das urnas. Ao salientar que “reforça o seu compromisso com a democracia e o resultado das eleições”, o partido afirma que “bloquear perfis e impedir questionamentos só alimenta a desconfiança da população”.
Até agora três deputados federais, um deputado federal eleito e diversos perfis que apoiaram as manifestações ou pediram esclarecimentos sobre o resultado das eleições foram suspensos nas redes sociais, especialmente no Twitter.
Considerando essa censura, possivelmente imposta pelo TSE ainda com base na resolução aprovada durante as eleições — e chancelada pelo Supremo Tribunal Federal — que permitiu a retirada de conteúdo de ofício pelo tribunal, sem necessidade de ação pelo Ministério Público pela parte supostamente atingida pela notícia falsa, o Novo afirmou que o “TSE deve assumir sua responsabilidade, abandonar a censura e trabalhar pela credibilidade da instituição”.
O NOVO reforça o seu compromisso com a democracia e o resultado das eleições.
Porém, bloquear perfis e impedir questionamentos só alimenta a desconfiança da população.
O TSE deve assumir sua responsabilidade, abandonar a censura e trabalhar pela credibilidade da instituição.
— NOVO 30 (@partidonovo30) November 6, 2022
“Censurar quem questiona o sistema eleitoral não irá torná-lo mais confiável. Só há uma saída para a desinformação: esclarecimentos e informação de qualidade”, sugeriu.
Nos tuítes, o partido explicou que “não há liberdade quando as pessoas passam a ter medo de questionar” e descreveu como tem sido a atitude do TSE, de censurar conteúdos de ofício, apenas pelo presidente da Corte, em decisões sigilosas, sem previsão em lei, mas apenas na resolução do TSE, e mesmo depois do fim das eleições.
“As recentes decisões abusivas do TSE abrem um precedente perigoso e não contribuem em nada para aumentar a confiança nas instituições”, escreveu o partido.
Veja o texto dos tuítes, na íntegra:
O NOVO reforça o seu compromisso com a democracia e o resultado das eleições.
Porém, bloquear perfis e impedir questionamentos só alimenta a desconfiança da população.
O TSE deve assumir sua responsabilidade, abandonar a censura e trabalhar pela credibilidade da instituição.
Censurar quem questiona o sistema eleitoral não irá torná-lo mais confiável.
Só há uma saída para a desinformação: esclarecimentos e informação de qualidade.
Questionamentos válidos se resolvem assim. E aqueles feitos apenas para tumultuar serão descredibilizados com o tempo.
Não há liberdade quando as pessoas passam a ter medo de questionar.
Perfis em redes sociais estão sendo derrubados:
- De ofício, sem provocação pelo Ministério Público;
- Através da presidência do TSE unilateralmente, sem aprovação em plenário;
- Em decisões sigilosas;
- Sem observar o direito constitucional à ampla defesa;
- Sem previsão em lei, apenas em uma resolução do TSE;
- Mesmo após o fim do período eleitoral, quando acaba o poder de polícia da Justiça Eleitoral de fiscalização da propaganda eleitoral.
As recentes decisões abusivas do TSE abrem um precedente perigoso e não contribuem em nada para aumentar a confiança nas instituições.
E a confiança é o pilar fundamental de uma eleição.
Até quando vai continuar o atual estado de exceção sem respaldo constitucional para impor censura ao direito de expressão ? Qual é a dificuldade em esclarecer dúvidas sobre os resultados das urnas ?
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XXXIV – são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:
a) o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;
Finalmente o “Novo” tomou coragem para questionar o TMSE( TRIBUNAL MUITO SUPERIOR ELEITORAL)…. Espero que nesta candidatura tenha um papel importante contra as atitudes antidemocráticas que terão o partido das “trevas” e companhia….
Tudo dentro do pacote deles, fizeram mesmo e agora estão dobrando a aposta e vão sustentar até o fim,tem apoio de fora também nisto, o embaixador do pais do Covid estava eufórico!!! faram ameaças, vão prender pessoas, colocar medo, cancelar contas, fizeram isto até agora e ninguém fez nada…. ou alguém achou que eles viriam agora e falariam, a sabe a gente ouve fraude mesmo viu, a gente gosta demais do nosso bandidinho comunista preferido.
A PRIMAVERA DE 2022
O Brasil atravessa um conturbado período eleitoral. O ministro do TSE, responsável pela condução e lisura das eleições, desequilibra o pleito e agrava a situação; toma partido e sem usar de subterfúgios deixa bem claro de que lado está. Caça e fustiga sistematicamente de forma arbitrária e desproporcional, com a anuência dos seus pares do STF, o lado opositor. Recrudesce a censura e o ativismo político na Corte, persegue adversários; jornalistas, emissora de TV, rádio, revistas, e manda prender de ofício políticos sem foro privilegiado e eleitos em pleno exercício de seus mandatos, numa total inobservância dos princípios da equidade e em inconsonância com os preceitos da nossa constituição. Numa alucinação delirante, baseado apenas em reportagem de jornal, determina que a Polícia Federal saia em diligência para cumprir mais uma ordem absurda. Dessa vez, fazer busca e apreensão na residência de empresários ditos “conservadores” Acusando-os de participar de sedição e motim através de disparos de mensagens em grupos de watsapp, pois no seu delirante imaginário acredita que tais empresários planejam na surdina dar um golpe no país. Acredito que essa primavera atípica, perseverá na história como uma tatuagem marcada a ferro e fogo de forma perene na nossa democracia. Pressupõe quedar-se congelada no tempo, a menos que numa dilação breve a razão volte à luz e restabeleça a normalidade para que a nossa nação possa retomar o seu curso de paz e prosperidade e que esse movimento de milhões e milhões de patriotas que saíram às ruas enrolados nas suas bandeiras, clamando por liberdade, não tenha sido em vão e mesmo que hoje asfixiados e vilipendiados por essa suprema Corte ativista, esses patriotas humilhados e aviltados, possam um dia reconquistarem a sua autoestima e cidadania mesmo sabendo que o que lhes restaram nesses tempos estranhos de censura e supressão de direitos fundamentais foram O AMOR INCONDICIONAL AO BRASIL E MUITA VERGONHA NA CARA.
FICA MUITO CLARO E REALMENTE É DE DESCONFIAR!
Tribunal da Censura Eleitoreira!
Um forte abraço: Algusto, Ana Paula e Guilherme Fiuza.
A revista Oeste, deixo meus parabéns pelo trabalho sério de toda a equipe.
Att.: Francinilzo Silva
Se questionam é porque a desconfiança é grande, vamos abrir a caixa preta do tse e verificar essa insistência absurda em punir quem discordar…
E o congresso deve tomar atitude
SO SE RESOLVE COM O POVO NA PORTA DO SENADO. PEDINDO A PRISÃO DO MORAES
quando soltaram o descondenado ali já tinha o candidato dessa composição, vou continuar lutando enquanto contra essa casta ambiciosa que não qualquer apreço por ninguém, inclusive você petista.
quando soltaram o descondenado ali já tinha o candidato dessa composição, vou continuar lutando enquanto contra essa casta ambiciosa que não qualquer apreço por ninguém a não em si próprio, essa composição do judiciário é a pior que esse País já teve.
Veja que TSE e PT estão entrando a pleno vapor em um ciclo autodestrutivo. Quanto mais censuram, mais o povo se indigna, mais pessoas que nem sequer eram de direita por assim dizer começam a ver o absurdo e ser censuradas da mesma forma.
Tal como aconteceu com o Dr Cintra, previsivelmente vai acontecer com o Novo, pois o TSE já perdeu de vista a sua missão constitucional e age como um braço do PT no poder.
Pouco importa o que dirão as Forças Armadas em relação ao processo eletrônico de votação, o que salta aos olhos de qualquer um que não receba nenhuma benesse do PT ou não esteja completamente lobotomizado pela ideologia deles é a parcialidade gritante de uma corte que deveria ser neutra.
Explicar como, quantas urnas com zero vota para um candidato, qtas cidades com mais do dobro de votos para um candidato que a população do municipio, como explicar o não do voto impresso. Isto não tem explicação iqual baton na cueca.
Só msm o tal sergio bobeira pode explicar ou ja esta com medo do relatorio das forças armadas. A sorte dele é que hipocrisia não da rasteira, se não só ficava deitado.
A situação se agrava depois do que foi divulgado na Argentina e censurado no Brasil sobre fraude nas urnas … para evitar mal maior e preservar a vontade do povo de quem emana o poder a única saída que evita um confronto fatal A MEU VER será após ouvir o Conselho da República e de Defesa Nacional a decretação do Estado de Defesa e se apura tudo na forma legal que evite algo mais sério no pais … O silêncio do presidente provável vítima é das forças armadas é sério indício de que há algo errado E SE HÁ quanto mais cedo melhor até para aoyrafus óbices assegurar a posse do vencedor e pscigucacai do país … A indecisão pode ser fatal e causar danos irreversíveis ao país … ou iremos como voos ao matadouro? Juízo gente.
Novo censurado em 3, 2, 1 .
PS puxa saco do Twitter vão ser demitidos RM massa. Inclusive aqui
O TSE poderá ser defender tomando partido do STF e afirmando que tudo se dá por causa do CEP ERRADO.
Xandão mudou a constituição onde diz: “todo poder emana do povo” para “todo poder emana do ovo”.
Desconfiado eu fiquei quando vi um ministro do STF mentindo em público, descaradamente, mais de uma vez, para desqualificar o voto impresso auditável.
Desconfiado eu fiquei quando vi um ministro do STF ser reunir com caciques políticos para enterrar o voto impresso auditável.
Desconfiado eu fiquei quando vi um grupo de conspiradores se reunindo em Portugal para proclamar que o STF era o “Poder Moderador”, em flagrante desrespeito à Constituição.
Desconfiado eu fiquei quando vi um ministro do STF reunido com oposicionistas nos EUA, declarando que fazia parte de um grupo muito poderoso que derrotaria o inimigo político comum.
Desconfiado eu fiquei quando vi um ministro do STF publicar uma sugestão de música de despedida na véspera da eleição.
Desconfiado eu fiquei quando vi a repressão à campanha de um dos candidatos, enquanto a outra podia “fazer o diabo” sem ninguém incomodar.
Agora, não estou mais desconfiado. Agora tenho certeza!
O meu país foi roubado.
“Eleição de toma” disse um supremo meliante.
“se toma”
A verdade é que eles não tem como refutar dados, porque dados são registros de fatos, e contra fatos não há argumentos.
A solução seria anular o segundo turno e refqzer tudo no papel, como o TSE sob nova direção e com os militares cuidando da segurança das urnas e da apuração civil.
Autoritarismo puro! O Xande manda em tudo no Brasil e ponto final, faz o que quer, cria leis, cria resoluções, muda a regra do jogo, manda prender, manda soltar, manda cancelar redes sociais, manda bloquear conta bancária, impõe multas abusivas e faz gato e sapato com as pessoas! Acabou a democracia!