A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta terça-feira, 28, indica a predominância da chuva em boa parte do Brasil. As instabilidades devem ocorrer sobre a maior parte das capitais estaduais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Durante as três faixas do dia — manhã, tarde e noite — é mais prático listar em quais capitais não vai chover.
Na manhã, por exemplo, apenas Vitória, no Sudeste, e oito das nove capitais do Nordeste vão contar com tempo firme. Nas demais capitais, incluindo a nordestina Fortaleza, o início desta terça-feira se dará com acumulados de água.
Leia mais:
Em 13 dessas cidades, aliás, a chuva matinal terá a companhia das trovoadas, avisa o Inmet:
- Macapá;
- Boa Vista;
- Manaus;
- Rio Branco;
- Porto Velho;
- Brasília;
- Goiânia;
- Cuiabá;
- Campo Grande;
- São Paulo;
- Curitiba;
- Florianópolis; e
- Porto Alegre.
Previsão do tempo: mais chuva à tarde e à noite no Brasil
A chuva e as trovoadas não vão ficar restritas, a saber, ao período da manhã. Conforme a previsão do tempo para o dia, tal situação climática se fará presente — e em mais capitais — durante a tarde.
Deixará de chover, por exemplo, em Macapá e Fortaleza. Entretanto, pancadas de chuva vão ocorrer em São Luís, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju. Seguirá chovendo nas capitais em que instabilidades já estavam previstas para a parte da manhã.
Leia também: “Enel anuncia novo presidente para o Brasil”
Em relação às trovoadas, mudanças. O fenômeno deixa de constar na previsão do tempo em São Paulo, Boa Vista e Macapá. Em contrapartida, ele passará a ocorrer em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Palmas. Há o aviso de que as pancadas de chuva serão fortes em Florianópolis.
Para a noite, de acordo com a previsão do Inmet, apenas nove das 27 capitais espalhadas pelo Brasil não vão registrar chuva durante a noite desta terça-feira. O tempo firme será destaque em Vitória, Palmas, Belém, Macapá, São Luís, Teresina, Maceió, Aracaju e Salvador. As trovoadas, por fim, permanecerão ativas em Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Florianópolis.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste