Realizada na quinta-feira 21, a ação do Bope e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) deixou 17 mortos, cinco presos e um ferido. A informação foi confirmada a Oeste pela Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) neste sábado, 23. Tudo ocorreu no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.
Durante a operação que visava combater o roubo de veículos, de cargas e de bancos, um helicóptero da polícia recebeu diversos tiros de criminosos. De acordo com a Sepol, os bandidos usavam documentos falsos, o que dificultou o trabalho da perícia no momento de identificação.
Entre os 17 mortos estão Bruno de Paula Costa, cabo da Policial Militar, de 38 anos; a dona de casa Letícia Marinho de Salles, de 50 anos; e 15 delinquentes, sendo cinco deles sem ficha criminal e os demais com passagem pela polícia por tráfico, associação ao tráfico, homicídio, entre outros crimes (três deles tinham mandado de prisão pendente).
Segundo a polícia, Lorran Teles Santos, único ferido, não possui antecedentes. Durante a operação, foram apreendidas uma metralhadora .50, três fuzis, duas pistolas, nove carregadores de fuzil, equipamentos explosivos e grande quantidade de drogas. A investigação ainda está em andamento na Delegacia de Homicídios da Capital. As armas foram apreendidas para perícia.
Cerca de 400 agentes foram mobilizados para entrar na comunidade por volta das 6 horas da manhã. Quatro aeronaves e 10 veículos blindados foram utilizados. A presença dos bandidos no Complexo do Alemão foi detectada pelos setores de Inteligência do Bope e do Core.
Com o objetivo de impedir a circulação das polícias no morro, os traficantes estavam jogando óleo em vias e ateando fogo em barricadas. Segundo a PM, os roubos de veículos, de cargas e de bancos ocorriam sobretudo nas cidades de Quatis, Niterói e na Baixada Fluminense.
Se eu contar para qualquer amigo americano que o vídeo mostra um helicóptero da polícia sendo atacado com artilharia antiaérea disparada por traficantes e que isso só foi possível porque um “ministro”da “suprema corte” brasileira proibiu que a polícia subisse os morros cariocas, receberei a recomendação para que procure um psiquiatra.
Na próxima operação vamos dobrar a meta.
Meus pêsames aos familiares do policial e da dona de casa.
Aos demais falecidos, desejo uma boa cova. Dessa vez não terão recurso a nenhuma instância.
Meus sentimentos à família do policial morto no cumprimento do dever.
Parabéns aos policiais! Se a polícia fosse menos tolhida, haveria menos criminosos à solta, menos crimes e menos vítimas. As pessoas de bem apoiam os policiais.
👏👏👏👏