Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que quase 75% das cidades brasileiras não registraram nenhuma morte por covid-19 nesta semana. As informações são da rádio Jovem Pan.
O levantamento foi realizado entre os dias 27 e 30 de setembro. A pesquisa consultou mais de 2,1 mil gestores em todo o país.
Leia mais: “Quase 100 mil alunos ainda não voltaram às aulas presenciais em SP”
Segundo o estudo, 80% dos municípios já estão vacinando adolescentes sem comorbidades e mais de 79% começaram a aplicar a dose de reforço nos idosos. O restante vem aplicando a vacina em jovens de 18 a 24 anos.
Leia também: “Brasil alcançou a marca de 300 milhões de doses de vacinas entregues, diz Queiroga”
De acordo com a CNM, apesar da alta cobertura vacinal e da queda de casos e mortes pela doença, 97% dos gestores municipais mantêm o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. Mesmo depois de toda a população ser vacinada, 62% das prefeituras pretendem continuar com a medida.
Leia também: “‘Se continuar como está, teremos Carnaval’, diz prefeito de São Paulo”
75% dos mais de 5.700 municípios do país não registram mortes por Covid. Com isso, o uso obrigatório de máscaras em locais abertos parece não fazer mais sentido, não é mesmo Queiroga?
Imaginem se tivéssemos começado a vacinação uns três meses antes da data em que começamos, com já demostrado que seria possível?
Imaginem se não tivéssemos um governo negacionista, que investiu contra as medidas reconhecidas de combate à pandemia e a favor de remédios sem eficácia contra a COVID-19?