O E-SUS Notifica, plataforma utilizada pelo governo federal que reúne informações sobre casos confirmados e mortes por covid-19, voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira, 21.
O sistema ficou fora do ar durante 11 dias, desde o primeiro ataque hacker sofrido pelos sistemas do Ministério da Saúde.
“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, informou o ministério em nota oficial.
Por outro lado, o ConecteSUS, que reúne os dados da vacinação contra a covid-19, exames e medicamentos, permanece fora do ar.
A plataforma é responsável pela emissão do comprovante de vacinação a todos os brasileiros que completaram o ciclo de imunização com duas doses das vacinas da AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer, além da dose única da Janssen.
Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia projetado o retorno do ConecteSUS para sexta-feira 17, o que não ocorreu.
O site e os sistemas internos da pasta foram invadidos por hackers na sexta-feira 10, o que deixou o ConecteSUS e outras plataformas indisponíveis. O ataque criminoso também afetou o registro das notificações de casos da doença no país. Na noite de segunda-feira 13, houve uma nova invasão.