Plataforma que notifica casos de covid-19 volta ao ar depois de 11 dias

Por outro lado, o ConecteSUS permanece fora do ar
-Publicidade-
E-SUS Notifica voltou a funcionar normalmente, informou o Ministério da Saúde
E-SUS Notifica voltou a funcionar normalmente, informou o Ministério da Saúde | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O E-SUS Notifica, plataforma utilizada pelo governo federal que reúne informações sobre casos confirmados e mortes por covid-19, voltou a funcionar normalmente nesta terça-feira, 21.

O sistema ficou fora do ar durante 11 dias, desde o primeiro ataque hacker sofrido pelos sistemas do Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde informa que o sistema de registro E-SUS Notifica foi restabelecido. A pasta reitera que atua com agilidade para a o restabelecimento de todas as plataformas impactadas o mais breve possível”, informou o ministério em nota oficial.

-Publicidade-

Por outro lado, o ConecteSUS, que reúne os dados da vacinação contra a covid-19, exames e medicamentos, permanece fora do ar.

A plataforma é responsável pela emissão do comprovante de vacinação a todos os brasileiros que completaram o ciclo de imunização com duas doses das vacinas da AstraZeneca, CoronaVac ou Pfizer, além da dose única da Janssen.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia projetado o retorno do ConecteSUS para sexta-feira 17, o que não ocorreu.

O site e os sistemas internos da pasta foram invadidos por hackers na sexta-feira 10, o que deixou o ConecteSUS e outras plataformas indisponíveis. O ataque criminoso também afetou o registro das notificações de casos da doença no país. Na noite de segunda-feira 13, houve uma nova invasão.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.