A Polícia Federal (PF) deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria na manhã desta segunda-feira, 8. A corporação cumpre 47 mandados judiciais, sendo 46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Até o momento, a PF não divulgou os nomes dos alvos da ação. O órgão informou, por ora, que os trabalhos de hoje miram a identificação de quem financiou e incentivou os atos ocorridos em Brasília há exatamente um ano. Na ocasião, manifestantes invadiram a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
Leia mais:
O mandado de prisão preventiva ocorre em Bahia, mas a cidade exata também não foi divulgada até o momento pelo comando da Polícia Federal. Além disso, os mandados de busca e apreensão desta segunda-feira em 12 das 27 unidades federativas:
- Bahia — 2;
- Distrito Federal — 5;
- Goiás — 2;
- Maranhão — 4;
- Mato Grosso — 10;
- Minas Gerais — 2;
- Paraná — 1;
- Rio Grande do Sul — 13;
- Roraima — 1;
- Santa Catarina — 2;
- São Paulo — 1; e
- Tocantins — 3;
“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados”, afirma a PF, em comunicado em seu site oficial. “Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.”
Assim como nas fases anteriores, todos os mandados judiciais desta segunda-feira foram expedidos pelo STF.
Operação Lesa Pátria: crimes investigados e trabalho “permanente”
Na deflagração da mais nova fase da Operação Lesa Pátria, a PF ressalta que os fatos investigados podem configurar seis diferentes crimes. De acordo com a corporação, as pessoas envolvidas nos protestos de 8 de janeiro de 2023 devem responder por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Novamente, a PF ressalta que a Lesa Pátria não tem previsão para chegar ao fim. “Permanente” é a palavra usada pela corporação, que avisa: voltará às ruas para “atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.”
Leia também: “Depois do 8 de janeiro”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 198
A PF sob o comando do PT e do STF faz qualquer coisa, independente do que ela seja, desde que ordenada a fazer.
Policiais Federais não, comparsas do comunista Flávio Dino.
Sr. Cabral, também atendem pelo nome de covardes, lambe-botas, puxa-sacos, canalhas, corruptos, entre outros adjetivos. Nunca imaginei ver a pf aparelhada nesse nível.
Viramos uma República de Bananas….
Todos sabem quem planejou a baderna….infelizmente ninguém apareceu para convencer os incautos manifestantes que era uma arapuca montada pelos esquerdistas liderados pelo ladrão de 9 dedos.
Continuaremos a ser o país do futuro……rico mas surrupiado pelos aproveitadores de sempre….com o povo mantido desinformado, ignorante e miserável.
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.
Se alguém ainda tinha alguma dúvida de que a outrora tão admirada Polícia Federal está a serviço de autoritários partidários insanos, com essa “nova fase” exatamente no dia da “celebração” lulopetista do 8 de janeiro, não existe mais qualquer justificativa para duvidar.
Meu Deus do céu que coisa. A outrora Policia Federal orgulho dos brasileiros honestos e de bem, passou a ser uma polícia que lembra as polícias dos regimes comunistas e fascistas.
Lesa Pátria é cescondenar e colocar corrupto na presidência. Só ignorante e fanático para aceitar essa versão de golpe e a perseguição política posterior. 40 milhões para financiar o museu da opressão?
Isso vai dura até quando seu senadores de papel?
A conversa fiada não para. O Brasil decente é que está sendo lesado pelo autoritarismo do STF e a cega obediência da policia do Dino
E segue a grande mentira: que os patriotas queriam fazer um golpe de estado, e não somente demonstrarem a frustração pelo resultado oficial das eleições. ! Os verdadeiros baderneiros, estão nos vídeos que o governo atual nunca mostrou (desapareceram ?!)
Com isto, continua a perseguição contra as pessoas de direita, para garantir a vitória dos esquerdistas / (corruptos ?) nas próximas eleições. Triste fim de uma democracia plena.
Já disse e repito.
Nós estamos a beira de uma crise institucional.
E ao que parece, é isto que estes canalhoes querem….
Avisa a PF que não é crime incentivar manifestações legitimas e legais. Quem invadiu e depredou o Congresso e o STF que respondam pelo crime, mas tem muita gente que apensas estava na praça e hoje está condenada sem o devido processo legal. A POLICIA FEDERA virou a Stazi e uma vergonha nacional. Como pode uma instituição de estado virar uma instituição de govendo e ainda achar que vai ter nossa aprovação e estima?
A PF sendo usada como instrumento de perseguição política. Esse é o Brasil!