publicidade
Brasil

Por que apenas o Estado de Roraima não sofreu com o apagão?

Na unidade federativa do extremo Norte do Brasil não houve registro de queda de energia, mas o Estado sofre com o desabastecimento

conta luz
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasi

Na terça-feira 15, quedas de energia foram registradas em todas as cinco regiões brasileiras. Porém, dentre os Estados afetados somente em Roraima não houve registro de apagão; municípios de 25 Estados mais o Distrito Federal tiveram problemas decorrentes da queda de energia.

O curioso caso de Roraima

Localizado no extremo Norte do Brasil, o Estado de Roraima, famoso pelas suas montanhas e florestas misteriosas, é o único Estado brasileiro ainda desconectado do SIN (Sistema Interligado Nacional), rede de produção e transmissão de eletricidade. De acordo com informações divulgadas pelo governo federal, hoje residentes de Boa Vista e de localidades próximas dispõem basicamente de usinas termelétricas movidas a óleo diesel, gás natural, biomassa e uma pequena hidrelétrica.

Receba nossas atualizações

Porém, no início deste mês, o presidente Lula assinou uma ordem de serviço para as obras de infraestrutura que vão conectar Roraima ao SIN. Ainda de acordo com o governo, serão investidos R$ 2,6 bilhões no projeto.

energia elétrica - apagão sul sudesde
Fontes de transmissão de energia | Foto: Reprodução/Freepik

Energia da Venezuela

O decreto assinado por Lula deve ampliar o intercâmbio de energia elétrica com os países vizinhos. Sobre isso, o ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) disse: “O decreto vai permitir realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil”.

Entre os anos de 2001 a 2019, Roraima foi abastecida com eletricidade fornecida pelo complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz, Venezuela. A energia chegava a Boa Vista por meio da Linha de Guri. No entanto, depois de uma série de apagões no país do ditador Nicolás Maduro, em 2019, o fornecimento foi interrompido. Desde então, o Estado de Roraima depende das termelétricas. O apagão na afetou Roraima, mas a infraestrutura do Estado está em frangalhos.

Sobre o recente apagão que afetou praticamente todo o Brasil, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) disse: “Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados pelo apagão”.

Leia também

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade