Diogo Segabinazzi Siqueira, prefeito de Bento Gonçalves, enviou uma carta a Alexandre Garcia. No texto, ele parabenizou o jornalista pelas informações prestadas acerca das comportas das hidrelétricas do Complexo Energético Rio das Antas.
“Sua ajuda, além de bem-vinda, foi muito importante”, escreveu o prefeito ao jornalista. “Este é, certamente, um tema relevante, gerando inclusive dois inquéritos investigatórios por parte do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.”
O jornalista afirmou que a tragédia envolvendo as enchentes no Rio Grande do Sul em setembro deveria ser investigada. A afirmação dele ocorreu depois de manifestação de prefeitos da região.
Saiba mais
Leia a íntegra da carta do Jornalista Alexandre Garcia
Estimado Alexandre Garcia,
Em nome da comunidade de Bento Gonçalves, gostaria saudá-lo e de lhe agradecer pelo seu empenho perante as informações acerca das comportas das hidrelétricas do Complexo Energético Rio das Antas (Ceran), que englobam as usinas 14 de Julho, Monte Claro e Castro Alves, todas situadas na região serrana do Rio Grande do Sul.
Sua ajuda, além de bem-vinda, foi muito importante. Dando coro aos questionamentos que muitas autoridades, além da própria comunidade regional, fizeram. Este é, certamente, um tema relevante, gerando inclusive dois inquéritos investigatórios por parte do Ministério Público Estadual e Ministério Público Federal.
O contato de hoje serve para demonstrar nosso reconhecimento, por ter sido um dos poucos profissionais de imprensa, com alcance nacional, a tratar do tema em toda sua amplitude. A premissa do debate sob todos os aspectos, a liberdade de se expressar e questionar, faz do jornalismo condição necessária para uma democracia vigorosa. Pelo pleno uso dessa importante ferramenta, lhe agradecemos.
Agradeço, também, a sensibilidade para com a população afetada e solidariedade demonstradas.
Saiba que, também, estou à sua disposição para o que precisar.
Muito obrigado, um grande abraço!
Diogo Segabinazzi Siqueira
Prefeito de Bento Gonçalves.