O Instituto Nacional de Meteorologia tem, na manhã desta terça-feira, 19, dois alertas ativos na cor laranja, o que representa perigo para eventuais problemas climáticos. Os avisos, conforme a previsão do tempo, são para tempestade e onda de calor.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
O alerta laranja de tempestade engloba quase toda a Região Sul, com exceção de estreita faixa no extremo sul gaúcho, na fronteira do Brasil com o Uruguai. De acordo com o Inmet, o perigo se dá porque os acumulados de chuva podem chegar aos 100 mm até as 23h59 de hoje. Além disso, há chance de registro de granizo e ventos de cerca de 100 km/h.
Leia mais:
Assim, a tempestade que consta na previsão do tempo pode provocar problemas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná. Situação que corre o risco de afetar a infraestrutura local e atrapalhar diretamente atividades relacionadas ao agronegócio.
“Risco de corte de energia elétrica”, avisa o Inmet. “Estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.”
O outro alerta laranja da vez é referente a uma onda de calor. Esse fenômeno climático está previso para permanecer até as 18 horas de sexta-feira 22. Ou seja, vai durar quatro dias. O Inmet informa, a saber, que essa condição abrange áreas de nove Estados, que estão espalhados por quatro das cinco Regiões do país:
- Sul
Paraná (metade norte).
- Sudeste
São Paulo (todo o Estado);
Minas Gerais (Triângulo e região de Pouso Alegre); e
Rio de Janeiro (somente a Vila de Trindade, no município de Paraty).
- Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul (todo o Estado);
Mato Grosso (exceto o noroeste); e
Goiás (metade oeste).
- Norte
Tocantins (oeste e sudoeste); e
Pará (pequena faixa no sudeste, nas divisas com Tocantins e Mato Grosso).
Previsão do tempo com alertas para tempestade, onda de calor, baixa umidade, chuvas intensas e ventania
A onda de calor, que pode representar risco à saúde humana e provocar incêndios florestais, não é, entretanto, o único alerta a durar mais dias. Conforme a previsão do tempo, a área que engloba todo o sertão nordestino vai sofrer com baixa umidade relativa do ar até as 22 horas de quinta-feira 21. O alerta amarelo, de perigo potencial, ainda abrange Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Tocantins, além de partes de São Paulo, de Mato Grosso e do Pará.
Leia também: “Onda de calor demanda cuidados com a saúde; confira quais”
Contudo, o Inmet divulga outros alertas amarelos que valem até as 10 horas de hoje. Na área que vai do oeste de Roraima ao sudoeste de Goiás, a previsão do tempo indica a ocorrência de chuvas intensas, com acumulados de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Dessa forma, deve chover em partes do Amazonas, do Acre, de Rondônia e de Mato Grosso.
Para o interior nordestino, o aviso do Inmet é de vendaval, de até 60 km/h, que pode provocar a queda de galhos de árvores. Por fim, a faixa litorânea do Ceará, do Rio Grande do Norte e da Paraíba vai contar com ventos costeiros, que podem, conforme a previsão do tempo, “movimentar dunas de areia sobre construções na orla”.
Leia também: “A falsa emergência climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste