A manhã desta quarta-feira, 16, vai ser de chuvas intensas em diferentes áreas do Brasil, conforme a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
De acordo com o Inmet, há dois diferentes alertas amarelos, que representam perigo potencial, para esta manhã no quesito chuvas intensas. Um que, a saber, abrange áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. Outro que se espalha somente pela Região Norte do país.
Em ambos os casos, os avisos são os mesmos. Afinal, há a possibilidade de acumulados de 50 milímetros até as 10 horas de hoje. Além disso, as rajadas de vento podem alcançar a velocidade de 60 quilômetros por hora.
Leia mais:
O primeiro alerta para chuvas intensas da vez pega áreas de quatro Estados. O aviso vale, sobretudo, para o extremo sul de Goiás, o centro e o leste de Mato Grosso do Sul, a porção norte de São Paulo e três partes de Minas Gerais: Triângulo, sul e Zona da Mara (região de Juiz de Fora, próxima à divisa com o Rio de Janeiro).
O segundo alerta de chuvas intensas na previsão do tempo de hoje vale para seis Estados nortistas. Diferentemente das últimas semanas, em que a mancha de acumulados pegava apenas o extremo oeste do Amazonas e a metade ocidental de Roraima, a condição adversa avança. Assim, nesta amanhã ela vai pegar:
- Acre (todo o Estado);
- Amazonas (com exceção do sudeste);
- Roraima (todo o Estado);
- Rondônia (apenas uma pequena faixa na divisa com o Acre);
- Pará (apenas o extremo noroeste); e
- Amapá (metade norte).
“Baixo risco de corte de energia elétrica”, avisa a equipe do Inmet em relação às áreas que irão contar com chuvas intensas na manhã desta quarta-feira. Além disso, o órgão reforça, mais uma vez, que tal situação pode culminar em outros problemas. “Queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
Chuvas intensas, vendaval e ventos costeiros, indica previsão do tempo
As chuvas intensas no Norte, do Centro-Oeste e no Sudeste não os únicos destaques da previsão do tempo para esta manhã. Isso porque o Inmet avisa: vai ter vendaval e ventos costeiros sobre partes do Nordeste.
Leia também: “Mais uma mentira dos ambientalistas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Também classificado na cor amarela, o primeiro alerta nordestino da vez tem validade até as 12 horas de hoje. Ele indica, por exemplo, a ocorrência de rajadas de vento (vendaval) de até 60 quilômetros por hora. “Baixo risco de queda de galhos de árvores” é o risco potencial, avisa o Inmet, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária.
O alerta de vendaval pega boa parte do sertão e do agreste nordestino. Nesse sentido, o aviso vale para áreas de seis Estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia.
Por fim, o Inmet emite alerta amarelo para a faixa litorânea de dois Estados do Nordeste: Rio Grande do Norte e Ceará. Essa parte do país, de acordo com o órgão, vai encarar ventos costeiros até as 12 horas desta quarta-feira.
“Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas”, informa o Inmet em sua previsão do tempo. “Movimentando dunas de areia sobre construções na orla.”
Leia também: “Tempestade de granizo atinge o interior de São Paulo”