De acordo com a Climatempo Meteorologia, um novo ciclone extratropical vai se formar no Brasil, mais especificamente próximo da costa do Rio Grande do Sul. O fenômeno, que deve intensificar os temporais na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado, vai ocorrer de terça-feira, 26, a quarta-feira, 27.
Além das fortes chuvas, a Climatempo informa que a formação desse novo ciclone deve provocar rajadas de vento de 50 a 70 km/h — o que pode causar danos ao Rio Grande do Sul.
“O sistema vai se formar ao longo do dia e, durante esse processo, toda a instabilidade, que já atuava pelo Estado, vai aumentar”, explica a meteorologista Stefanie Tozzo.
A região do Vale do Taquari, afetada pela passagem do ciclone no ínicio do mês, também pode registrar ventanias e tempestades.
De acordo com os especialistas, a tendência é que o afastamento do fenômeno aconteça na quarta-feira 27.
Previsão do tempo nas 5 regiões do Brasil para a última semana de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
No sul, as temperaturas devem começar a cair durante a semana. Das cinco regiões do Brasil, o sul já era a que tinha o clima mais ameno. Na quinta-feira 28, por exemplo, Curitiba deve ter a máxima de 18°C.
A semana na região sudeste vai continuar com calor intenso em todas as capitais. Contudo, na quinta-feira 28, as temperaturas devem cair.
Em São Paulo e Rio de Janeiro, os termômetros devem abaixar mais de 10°C de quarta-feira, 27, para quinta-feira, 28, com as máximas passando de 35°C para 20°C e de 37°C para 22°C, respectivamente.
Em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, a temperatura vai cair de 37°C para 27°C. Somente Belo Horizonte que não vai enfrentar queda na temperatura. A capital do Estado de Minas Gerais vai permanecer com 36°C.
Apesar de manter o “calorão”, o centro-oeste deve ter chuvas durante esta semana. A partir de quarta-feira 27, Campo Grande e Cuiabá vão ter pancadas de chuva isoladas.
No nordeste, todas as capitais vão ter mais de 30°C durante a semana, sendo Teresina a mais quente, com os termômetros alcançando 39°C.
No norte, Palmas deve ser a capital mais quente da região nesta semana. Há previsão de chuvas isoladas durante toda a semana em Boa Vista, Manaus, Porto Velho e Rio Branco
Deus proteja POA