A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica a ocorrência de chuva em diversas capitais do Brasil no decorrer desta quarta-feira, 18. Deve chover em pontos espalhados pelas cinco regiões do país.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Na parte da manhã, as quatro capitais do Centro-Oeste escapam das chuvas. Contudo, vai chover em 12 capitais espalhadas por Sul, Sudeste, Norte e Nordeste: Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá, Belém, São Luís, Teresina e Salvador.
Durante a tarde, duas das capitais nordestinas saem do radar das instabilidades — Teresina e Salvador, no caso. Em contrapartida, Belo Horizonte e Vitória, ambas no Sudeste, vão contar com chuva nessa parte do dia. O mesmo, a saber, deve ocorrer com Porto Velho, no Norte do país, e em Campo Grande, no Centro-Oeste.
Leia mais:
Além disso, a faixa vespertina destaca a condição de Palmas. Isso porque a capital do Tocantins tende a contar, segundo o Inmet, com uma tarde com poucas nuvens e névoa seca.
Noite com chuva em 12 capitais do Brasil, avisa previsão do tempo
A previsão do tempo do Inmet avisa, por fim, que a chuva vai seguir ativa durante a noite desta quarta-feira. No Norte, por exemplo, pancadas de chuva vão ocorrer em seis das sete capitais. A instabilidade noturna só não deve afetar Palmas.
No Nordeste, contudo, a conta é inversa. De acordo com a previsão, a chuva noturna só vai acontecer em uma das nove capitais regionais. No caso, a saber, a cidade a contar com instabilidades no fim do dia será São Luís.
Pancadas de chuva isoladas constam na indicação do Inmet para a faixa noturna nas quatro capitais do Sudeste. No Sul, entretanto, deve chover em Curitiba no decorrer da noite. Enquanto isso, as capitais do Centro-Oeste voltam a se ver livres das instabilidades.
Em termos de temperatura, Cuiabá será novamente a campeã no quesito máxima, com os termômetros devendo chegar até 41ºC. Em Curitiba, o que chama a atenção é a mínima na previsão do tempo para o dia: 12ºC.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste