O primeiro domingo de dezembro será chuvoso em boa parte do Brasil, indica a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Para este domingo, 3, o avanço das pancadas de chuva se dará, sobretudo, a partir da parte da tarde. Mas, na parte da manhã, ao menos dez das 27 capitais irão registrar acumulados de água.
Leia mais:
Conforme a previsão do tempo, o domingo será chuvoso na faixa matutina em todas as quatro capitais do Centro-Oeste. A mesma situação, contudo, é esperada para Macapá, Manaus, Porto Velho, Vitória, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Além disso, nas capitais de Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, a chuva não será o último fenômeno climático em destaque. Isso porque essas cidades irão encarar trovoadas.
Domingo chuvoso durante a tarde e a noite, indica previsão do tempo
Na parte da tarde, mais cidades entram para o mapa da chuva. Com exceção do Rio de Janeiro, vai chover sobre todas as capitais de quatro das cinco regiões do país: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. O Nordeste, nesse sentido, se fará presente na lista das precipitações com Teresina e São Luís.
Leia também: “Tragédia: temporal derruba telhado de ginásio no RS; uma pessoa morre e mais de 50 ficam feridas”
Além de chuvoso, o período vespertino deste domingo contará com trovoadas, reforça o Inmet em sua previsão do tempo. Tal fenômeno climático é aguardado para ocorrer em 13 capitais:
- Porto Alegre;
- Belo Horizonte;
- Vitória;
- Campo Grande;
- Cuiabá;
- Goiânia;
- Brasília;
- Palmas;
- São Luís;
- Belém;
- Macapá;
- Manaus; e
- Porto Velho.
À noite, de acordo com a previsão do tempo, mais três capitais nordestinas farão jus ao status de domingo chuvoso. Conforme o Inmet, as instabilidades também terão vez em Natal, João Pessoa e Recife.
Em relação às trovoadas, a previsão é exatamente a mesma da faixa vespertina do dia — ou seja, vai trovoar nas 13 capitais listadas acima.
Apesar de contar com chuvas e trovoadas no decorrer deste domingo, Cuiabá será, como de costume, a capital mais quente do Brasil. De acordo com o Inmet, os termômetros irão chegar aos 38ºC na principal cidade de Mato Grosso. Com mínima de 17ºC, Brasília vai liderar a lista de capitais mais frias do dia.
Leia também: “Mais uma mentira dos ambientalistas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste