Um dia com sequência da onda de calor, mas com muita chuva. Assim pode ser definida a previsão do tempo para o Brasil neste domingo, 17.
+ Leia as últimas notícias do Brasil em Oeste
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), este domingo será de temperaturas elevadas. Isso se dará, sobretudo, entre as capitais. Dessas cidades, apenas Florianópolis terá máxima abaixo dos 30ºC — 28ºC no caso.
Leia mais:
Ainda em relação ao calor dominical entre as capitais estaduais, os destaques vão para Cuiabá e Porto Alegre. Na maior cidade mato-grossense, a expectativa é de que os termômetros registrem 41ºC em algum momento do dia. Para o município gaúcho, a previsão do tempo indica máxima de 40ºC. Campo Grande e Boa Vista terão, a saber, máxima de 39ºC.
Previsão indica domingo com calor, mas também com chuva
Mas mesmo diante da alta temperatura, a capital de Roraima terá um domingo com chuva, de acordo com a previsão do tempo. Conforme o Inmet, Boa Vista terá uma manhã com pancadas de chuva isoladas. A condição climática, contudo, vai mudar no decorrer da tarde e da noite, sem registros de novas precipitações.
Boa Vista, entretanto, não será a única capital estadual a encarar acumulados de água. Na manhã deste domingo, a chuva também deve cair sobre seis das sete capitais da Região Norte — apenas Palmas deverá ter tempo firme nessa faixa do dia. Além disso, Rio Branco e Porto Velho terão trovoadas. Por fim, precipitações tendem a ocorrer em cinco capitais nordestinas: São Luís, Natal, Maceió, Aracaju e Salvador.
Para a tarde, a chuva se espalha por mais capitais. De acordo com a previsão do tempo, isso se dará em ao menos 19 delas:
- Porto Alegre;
- Florianópolis;
- Curitiba;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Vitória;
- Aracaju;
- Maceió;
- Recife;
- Fortaleza;
- Teresina;
- São Luís;
- Palmas;
- Belém;
- Macapá;
- Manaus;
- Rio Branco;
- Porto Velho; e
- Cuiabá.
No comparativo com o período vespertino, haverá três “baixas” no mapa das chuvas previstas para o fim deste domingo. Isso porque Cuiabá, Recife e Fortaleza terão tempo firme durante a noite.
Leia também: “As altas temperaturas e o alarmismo das mudanças climáticas”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste