Muitas nuvens e chuvas espalhadas por diversas das capitais estaduais do país. Assim pode ser definida a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a tarde desta terça-feira, 1º.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
“Muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas” é a frase promovida para se referir à condição climática na tarde de hoje de duas capitais da Região Norte, Boa Vista e Manaus. Para Macapá e Belém, no entanto, as muitas nuvens terão companhia de chuva isolada. Enquanto isso, Porto Velho e Rio Branco terão somente muitas nuvens como destaque. Palmas foge à regra regional do dia: previsão de poucas nuvens.
No Nordeste, três das nove capitais terão muitas nuvens ao decorrer da tarde desta terça: São Luís, Teresina e Fortaleza. Outras três contam com aviso de “muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada”: Natal, João Pessoa e Recife. Maceió, Aracaju e Salvador vão ter, conforme a previsão do tempo, “muitas nuvens com chuva isolada”.
Leia mais:
Para o Centro-Oeste, diferentemente do Norte e do Nordeste, o destaque para este início de mês é o oposto. Isso porque Brasília, Goiânia e Campo Grande devem registrar, ao decorrer da tarde de hoje, poucas nuvens. O mesmo deve ocorrer em Cuiabá, mas com a companhia de nevoeiro.
Poucas nuvens e sem chuva nas capitais do Sudeste e do Sul, segundo a previsão do tempo
Assim como no Centro-Oeste, a maioria das capitais do Sudeste vai registrar poucas nuvens na tarde de hoje. A exceção será, a saber, Vitória, onde haverá predominância de muitas nuvens. Por fim, para Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, na Região Sul, o destaque na previsão do tempo do Inmet é o mesmo: tarde de poucas nuvens.
Para a tarde de hoje, três capitais empatam na previsão para a temperatura máxima mais elevada. Isso porque os termômetros devem chegar a 37ºC em Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá. Em relação à mínima da vez, Porto Alegre e Curitiba devem registrar 10ºC.
Leia também: “Anticiclone e ciclones extratropicais: ‘O Grande S'”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste