A previsão do tempo informa que as chuvas seguirão ativas no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 14. Assim, o risco para a ocorrência de mais problemas climáticos, como cheias de rios e alagamentos, é “muito alto”.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
De acordo como Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o sul, o sudoeste, o leste e parte da área central do Rio Grande estão em alerta vermelho diante da possibilidade de problemas hidrológicos no dia de hoje. Dentro desse alerta estão, por exemplo, a região metropolitana de Porto Alegre e o Vale do Taquari.
“Previsão de continuidade da chuva na faixa leste do Estado, próximo do litoral”, informa o Cemaden. “Somada aos acumulados prévios de precipitação, às condições de saturação do solo e aos ventos do quadrante sul, que represam o escoamento dos rios e da Lagoa dos Patos e a Mirim, favorecendo a ocorrência de alagamentos e a elevação dos níveis de rios e córregos dessas regiões.”
O risco para novos alagamentos ocorre no momento em que parte do Rio Grande do Sul está devastada. Mais de 90 cidades gaúchas estão em estado de calamidade pública por causa das enchentes provocadas pela passagem de ciclone extratropical no início do mês. Até o momento, 47 mortes foram confirmadas, assim como a morte de cerca de 30 mil animais e a destruição de lavouras.
Leia mais:
Além disso, parte do Estado voltou a registrar inundações na quarta-feira 13. Em Camaquã, por exemplo, a força da água “arrastou” a viatura da Polícia Rodoviária Federal que estava na BR-116.
Conforme os alertas do Cemaden, enchentes não são os únicos problemas que podem ocorrer no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Isso porque também há o risco de deslizamentos de terras. Isso poderá ocorrer, sobretudo na região metropolitana de Porto Alegre.
“Considera-se moderada a possibilidade de ocorrência de movimentos de massa na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre”, ressalta o Cemaden. “Devido aos acumulados observados nas últimas 24 horas e à previsão de chuva fraca que poderão ser suficientes para deflagrar deslizamentos de terra pontuais em áreas com suscetibilidade.”
Além do Rio Grande do Sul, previsão do tempo indica alagamentos em parte do Sudeste
O Rio Grande do Sul não deve ser, entretanto, o único Estado a sofrer com inundações nesta quinta-feira. O Cemaden emite alerta nesse sentido para áreas espalhadas por dois Estados do Sudeste: São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia também: “Meteorologista avisa: ‘Grandes enchentes vão se repetir no Rio Grande do Sul'”
Mas no caso sudestino, o alerta surge na cor amarela, o que indica risco moderado de problemas climáticos. Há a possibilidade de cheias de rios como consequência das chuvas.
“Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos nas mesorregiões do Vale do Paraíba, em São Paulo, e do litoral sul do Rio de Janeiro”, informa o Cemaden. “Devido à possibilidade de pancadas de chuva localizadas, que podem extrapolar a capacidade do sistema de drenagem, provocando inundações pontuais dos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas.”
Leia também: “Um assunto nebuloso: cancelar pessoas evidencia a frade climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste