A semana começa com instabilidades em boa parte do Brasil. Em sua previsão do tempo para esta segunda-feira, 18, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alertas para tempestades e chuvas intensas.
+ Confira a previsão do tempo no site da Revista Oeste
Estado que desde o início do mês contabiliza mortos, desabrigados e desalojados em decorrência das cheias provocadas por fortes chuvas e passagem de ciclone extratropical, o Rio Grande do Sul segue em alerta. De acordo com o Inmet, o sul gaúcho ficará em alerta laranja (perigo) até as 15 horas de hoje por causa de mais tempestades.
Leia mais:
Conforme a previsão, corre-se o risco de chover até 100 mm nessa parte do país. Além disso, os acumulados serão, mais uma vez, acompanhados de possibilidade de queda de granizo e registros de ventos intensos, que podem chegar à velocidade de 100 km/h.
“Risco de corte de energia elétrica”, avisa a equipe do Inmet. O instituto registra ainda que as tempestades terão potencial para provocar “estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. Ou seja, o Rio Grande do Sul, que registra a morte de cerca de 30 mil animais por causa das recentes enchentes, pode sofrer novos danos em sua agropecuária.
Para a metade norte gaúcha, o alerta da vez surge na cor amarela (perigo potencial). De acordo com a previsão do tempo, há a possibilidade de tempestade com acumulados na casa dos 50 mm até o fim da noite desta segunda-feira. Durante o mesmo período, essa área pode ter queda de granizo e ventos de até 60 km/h.
Mais tempestades e chuvas intensas na previsão do tempo

Há alerta de tempestades para os outros dois Estados da Região Sul. Conforme o Inmet, Santa Catarina e Paraná podem registrar chuvas de até 50 mm até as 23h59 desta segunda-feira. Assim, como no caso da porção norte do Rio Grande do Sul, a instabilidade deverá ser acompanhada de rajadas de vento de até 60 km/h e granizo.
Leia também: “Morre idosa de 99 anos que resistiu 9 horas à espera de resgate no Rio Grande do Sul”
Por fim, a previsão do tempo para o primeiro dia útil da semana tem alerta amarelo de chuvas intensas sobre a faixa que engloba a área central, o norte e o noroeste de Mato Grosso, no Centro-Oeste, e partes de quatro Estados da Região Norte: oeste do Pará, Roraima, Amazonas (com exceção ao sudoeste) e leste e norte de Rondônia.
De acordo com a previsão, a chuva pode chegar a 50 mm até as 10 horas de hoje. Enquanto isso, os ventos intensos tendem a chegar até 60 km/h. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, avisa o Inmet.
Leia também: “O país da chuva”, artigo de Roberto Motta publicado na Edição 182 da Revista Oeste
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.
Entre ou assine para enviar um comentário *
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.