publicidade
Brasil

Professora universitária e palestrante na COP30: quem é a advogada presa por ligação com o Comando Vermelho

Justiça do Amazonas negou habeas corpus e manteve a prisão de Adriana

Policiais civis do Amazonas durante a Operação Erga Omnes | Foto: Divulgação/Polícia Civil
Policiais civis do Amazonas durante a Operação Erga Omnes | Foto: Divulgação/Polícia Civil

A advogada e professora universitária em Manaus Adriana Almeida Lima teve um pedido de revogação da prisão negado neste fim de semana pela Justiça do Amazonas. Ela foi presa na sexta-feira 20 por envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho. Adriana é uma das investigadas da Operação Erga Omnes, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas em parceria com outras corporações.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

O pedido de habeas corpus foi negado pelo desembargador Abraham Peixoto Campos Filho, do Tribunal de Justiça do Amazonas, ainda no fim de semana. Ele explicou que o “prestígio acadêmico” de Adriana pode ter sido usado para facilitar condutas criminosas.

“Não se pode descurar que a função social e o prestígio acadêmico da Paciente — definição da pessoa que entra com pedido de habeas corpus —, ao invés de servirem como salvo-conduto, podem, via de regra, ter sido utilizados para facilitar a interface criminosa com a administração pública, elevando o potencial de dano à ordem pública e a necessidade de resguardar a aplicação da lei penal”, escreveu.

A Operação Erga Omnes

De acordo com a Polícia Civil, a exposição acadêmica de Adriana e seu destaque na mídia funcionavam como “camuflagem social” para mascarar as ações ilícitas e facilitar a atuação da facção no Estado.

Esses agentes eram utilizados para facilitar o trânsito da organização criminosa em diferentes instituições, segundo a Polícia Civil. “Esse era o objetivo do grupo, ter acesso e influência para resolver problemas internos da organização. Isso ficou evidente após a extração de dados de um aparelho celular apreendido, no qual o líder afirmava ter pessoas em todos os órgãos e dizia não temer a prisão, pois pagava todos”, relatou o delegado Marcelo Martins.

A Polícia Civil do Amazonas informou que a Operação Erga Omnes desarticulou uma rede criminosa responsável por movimentar R$ 70 milhões desde 2018, com o uso de empresas fictícias e suporte de infiltrados em órgãos públicos. Relatórios apontaram Adriana como figura-chave nas operações financeiras investigadas.

A UEA declarou não se responsabilizar por atos de servidores fora de suas funções e reiterou o compromisso com a legalidade. A defesa de Adriana ainda não se manifestou.

Quem é Adriana Lima, professora universitária presa por envolvimento com o CV?

Adriana Lima é professora titular de Direito na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordena o Núcleo de Prática Jurídica. Além disso, ela integra comissões da universidade. Vivendo há cerca de 20 anos em Manaus, ela é filha de empresário e já ocupou cargos na esfera política, como secretária de gabinete na Assembleia Legislativa do Amazonas, informou o portal Radar Amazônico.

No Instagram, Adriana afirma que é mãe de duas filhas e se descreve como maratonista. Em novembro de 2025, ela integrou a delegação brasileira da sociedade civil na COP30, em Belém, onde apresentou propostas voltadas a governança comunitária e valorização de povos amazônicos.

Postagem de Adriana no Instagram | Foto: Reprodução
Postagem de Adriana no Instagram | Foto: Reprodução

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Plínio de Assis Tavares Junior
    Plínio de Assis Tavares Junior

    Imagino que ocorra em outras unidades de ensino superior e médio pelo país. Não há controle . Professora titular?!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade