A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro autorizou a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 da Pfizer nos locais em que não houver estoque do imunizante da AstraZeneca. A combinação das duas vacinas também poderá ser feita para pessoas que tiveram forte reação depois de tomar a dose da AstraZeneca.
“Para não causar nenhum prejuízo a essas pessoas, principalmente em um cenário de circulação da variante Delta, está autorizado, em caráter excepcional, naqueles municípios com falta da segunda dose da AstraZeneca, a aplicação da Pfizer. Não há prejuízo nenhum. Prejuízo seria se essas pessoas ficassem sem a segunda dose”, afirmou à TV Globo o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Chieppe.
Leia mais: “Falta de vacina da AstraZeneca faz Ministério da Saúde autorizar 2ª dose da Pfizer”
Como Oeste noticiou, o Ministério da Saúde autorizou, em nota técnica, a aplicação da vacina da Pfizer como substituta da segunda dose da AstraZeneca. A pasta informou que a mudança é recomendada apenas “em situações de exceção, onde não for possível administrar a segunda dose do imunizante com uma vacina do mesmo fabricante, seja por contraindicações específicas ou por ausência daquele produto no país”.
Leia também: “Postos de São Paulo sofrem com falta de vacina da AstraZeneca para 2ª dose”
Essa Anvisa não passa de um bando de irresponsáveis, essa é a verdade. Agora está receitando até coquetel de vacinas, assim, do nada, sem estudo nenhum e garanto que isso é verdade pois basta ter dois neurônios para concluir que não houve tempo suficiente para autorizar essa merdas que estão fazendo. Temos que torcer para que não aconteça nada de grave com as pessoas.