publicidade
Brasil

Rio de Janeiro: PMs da reserva poderão solicitar armas

Resolução libera uma pistola e até três carregadores com pelo menos 50 munições

PMs
Foto: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Uma resolução da Polícia Militar do Rio de Janeiro, publicada na quarta-feira 1º, permite aos PMs que saíram da ativa há até cinco anos solicitarem uma pistola e munição.

Os policiais que poderão pedir as armas são os da reserva remunerada, que já estão afastados das atividades e podem apenas ser convocados em situações excepcionais, por decisão do governador.

Receba nossas atualizações

Pela resolução, ficarão disponíveis uma pistola e até três carregadores com pelo menos 50 munições. Para ter direito ao armamento, o policial precisa se enquadrar em requisitos básicos, como não apresentar problemas psiquiátricos nem ter pendência judicial. O pedido deve ser feito no batalhão da região onde ele mora.

Em entrevista ao jornal O Globo, na quinta-feira 2, o secretário da Polícia Militar, Luiz Henrique Pires, afirmou que a medida traz “mais segurança para aqueles que sempre defenderam a corporação e sempre defenderam a sociedade”.

O porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz, confirmou que os policiais poderão utilizar as armas para fazer “bicos” de segurança fora da corporação. “Essa é uma possibilidade, porém, os policiais da reserva já desempenham inúmeras funções na área de segurança pública, sejam em prefeituras, sejam em empresas conveniadas, então, essas atividades extra polícia já acabam acontecendo de forma legal.”

O governo do Estado não informou ainda se a PM possui em estoque o armamento que será cedido ou se seria necessária uma compra.

Polícia Civil cobra o mesmo benefício

Ontem, o Sindicato dos Policiais Civis do Rio anunciou que entrará com uma petição junto ao governo estadual e à Secretaria de Polícia Civil pedindo que o mesmo benefício seja estendido para agentes aposentados da corporação.

De acordo com Luiz Cláudio Cunha, vice-presidente do Sinpol, existem cerca 10 mil policiais civis aposentados. Segundo ele, há uma lei aprovada, de 2021, que permite apenas a opção de compra do armamento da corporação pelos ativos e inativos, mas que, mesmo assim, não estaria vigorando por não ter sido ainda regulamentada.

“Nosso jurídico vai entrar com uma petição pedindo ao governador e ao secretário de Polícia Civil a extensão do mesmo benefício concedido aos PMs da reserva. Ou seja, que policiais civis que tenham a mesma condição de aposentados também recebam armas acauteladas e munição”, disse o vice-presidente do Sindpol.

Relacionadas

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Fabyo
    Fabyo

    Como assim ??? Nem isso se tem ?? É uma terra de bandidos mesmo !! Permitimos a existência de partidos pós criminosos como o PSOL. Somos inúteis que não defendem o país.q

  2. João Mário
    João Mário

    Cadê a lei para poder abater fugitivos, traficantes, pedófilos e, principalmente, politicanalhas corruptos?
    O povo paga as armas, mas a injustiça NÃO permite utilizá -las.
    Deputados frouxos que até agora NÃO proibiram saidinha, visita íntima e advogados em contatos com presos. E, até agora NÃO aprovaram a obrigação de trabalho forçado e que a família pague todas as despesas dos presos

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade