Há risco de novas inundações em grande parte do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, 12. A previsão é de chuva de intensidade moderada a forte ao longo do dia.
O solo do território gaúcho, em especial cidades ao sul, está encharcado — o que aumenta a ocorrência de alagamentos. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), pode ocorrer a elevação dos níveis de rios e córregos dessas regiões.
Desde a noite da segunda-feira, algumas cidades já registram a chegada dos fortes temporais, com ventos que podem chegar a 70 km/h.
Intensas rajadas de vento atingiram Uruguaiana, na região oeste. Um morador gravou o momento em que o letreiro de um supermercado vem abaixo com a força do vento. Ninguém ficou ferido.
A atenção especial fica para as bacias dos rios Uruguai, Ibirapuitã e Santa Maria, em virtude da previsão meteorológica e da passagem das ondas de cheia — o que favorece a ocorrência de eventos de inundação. Na cidade de Pelotas, caminhoneiros que estavam em uma praça de pedágio registraram fortes chuvas e ventos no trecho da rodovia.
Em Porto Alegre, a ventania também castigou os cidadãos. No vídeo abaixo, as águas do Guaíba ficaram agitadas e ondas atingiram o deque da orla do rio.
Risco alto de deslizamentos de terras no Rio Grande do Sul
A cidade de Santa Maria está dentro do mapeamento que alerta sobre o alto risco de deslizamentos. Também há possibilidades de “queda de barreiras” às margens de rodovias.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para temporais isolados em boa parte do Estado, com exceção apenas do norte, serra e extremo sul gaúcho. Há risco de temporais isolados, com chuva forte e intensa, descargas elétricas, eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.
Leia mais: “Meteorologista avisa: ‘Grandes enchentes vão se repetir’ no Rio Grande do Sul”