O ataque hacker ao sistema digital da prefeitura do Rio de Janeiro vai gerar um gasto extra aos cofres públicos. O município terá de substituir até 20 mil computadores, o equivalente à metade do seu parque tecnológico, para normalizar todos os serviços afetados.
A troca será necessária para atualizar os softwares, garantindo assim que a “vacina” desenvolvida para eliminar ou evitar a invasão da rede seja realmente eficaz. A defasagem tecnológica ocorre porque esses computadores possuem sistemas desatualizados.
“Em um primeiro momento, trocaremos de 5 mil a 6 mil computadores, priorizando os sistemas essenciais, como os que atendem os setores financeiro, de arrecadação, administrativo, pagamento de benefícios sociais e licenciamento”, explicou o secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Tony Ferreira de Carvalho Issaac Chalita.
O custo total da substituição ainda não está fechado, de acordo com a prefeitura. No entanto, na semana passada, chegou um primeiro lote com 1,2 mil computadores adquiridos por cerca de R$ 8 milhões, em um contrato que já havia sido licitado pelo Sistema de Registro de Preços.
Por esse tipo de compra, o poder público exige que os fornecedores interessados em participar do edital devem concordar em deixar registrado no sistema o preço oferecido por um determinado período (geralmente um ano). Usando esse valor como parâmetro, o município poderá ter de desembolsar cerca de R$ 133 milhões.
Passadas três semanas do ataque cibernético, o município ainda não identificou de onde partiu a invasão nem tem evidências de que dados sensíveis, como informações dos contribuintes, tenham sido copiados. O caso também é investigado pela polícia. Os técnicos da prefeitura não definiram sequer o prazo para restabelecer integralmente os serviços on-line. A previsão é reativar todos os sistemas considerados prioritários em 30 a 45 dias.
Eu desconfio de tudo o que “vem” da Prefeitura !!!
E agora,Eduardo paes prefeito do rio, foi ao stf registrar queixa dizendo que não sabe quem,não sabe como mais está ouvindo falar que candidatos estão sendo impedidos pela milícia de irem as comunidades.Agora ele foi com que intuito? Fachin,Claudio Castro governador ou esta fazendo campanha pra Freixo ou a mando da globolixo.
É O NERVOSINHO DA FOLHA DE PROPINA DA ODEBRECHT,LEMBRAM? OU JÁ ESQUECERAM?
Desde quando mudar computador muda alguma coisa? Me parece uma licitação que todo político adora. E 130 milhões pra 20 mil computadores? São computadores da NASA? Trouxa é quem acredita
Como arrumar um dinheirinho por fora:
– Contrate um hacker;
– Diga que tudo está perdido;
– Diga aos trouxas que os PCs não podem ser formatados;
– Compre com um amigo novos PCs…
AS RATAZANAS VÃO COMEÇAR À AGIR
UMA MISTURA QUE NÃO PRECISA MOSTRAR PROVAS:
RATAZANAS X HACKER
MISTURA PERFEITA FICA TUDO NO AR
SECRETARIO DE FINANÇAS PEDRO PAULO SABEM QUEM É? SE FOR MULHER SAIA DE PERTO PORQUE ELE BATE E SEM PENA.
Desde que seja no quintal, tudo bem.
Quem adora ataque haker é o STF, principalmente quando revela mensagens que podem cancelar condenações e processos!
Simples, é só chamar os ” Técnicos ” do TRE e TSE que eles resolvem, basta ver que as urnas são ( SÓ QUE NÃO) ” INVIOLÁVEIS “
Cheiro forte de maracutaia mesmo!
Sei……….
Chama os responsáveis pela TI do TSE.
Qual pessoa técnica da área sabe que trocar computador não vai resolver nada. Do que adianta trocar computador para instalar um antivíruzinho de terceira categoria se os servidores continuam vuneráveis e os usuários sem educação em cyber segurança?
Para atualizar o software é necessário trocar o hardware? Se o hardware estava tão desatualizado assim, será necessário responsabilizar o chefe de TI da prefeitura ou alguém acima dele que eventualmente tenha negado pedidos de modernização das máquinas.
Isso é a coisa mais ridícula e mentirosa. Provavelmente alguém será beneficiado.
Isso está me cheirando maracutaia… Mas tudo bem, não sou carioca mesmo então que se virem por lá.