RJ, SP e CE registram casos de ‘flurona’, coinfecção por covid e influenza

Nome vem da junção das palavras 'flu', que é gripe em inglês, e 'coronavírus'
-Publicidade-
Pessoas caminhando em Duque de Caxias no Rio de Janeiro | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Pessoas caminhando em Duque de Caxias no Rio de Janeiro | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ao menos três estados brasileiros, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará relataram casos de pessoas que apresentaram testes positivos tanto para a covid-19 como para influenza, o que tem sido chamado de “flurona”.

O nome vem da junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, e “coronavírus”. Os casos chamaram a atenção no sábado 1º depois que Israel registrou a coinfecção pela primeira vez.

-Publicidade-

Apesar dos registros, autoridades afirmam que há poucos estudos que analisem as implicações clínicas ou imunológicas da infecção conjunta por covid-19 e influenza (causador da gripe).

No Rio, a dupla infecção foi identificada em um adolescente de 16 anos. A família do jovem informa ter feito testes em dois laboratórios particulares diferentes. Apesar de não apresentar sintomas, ele vai cumprir todo o período de isolamento.

Na cidade de São Paulo, a secretaria informou que a infecção dupla é registrada desde o início da pandemia, mas não informou o número de casos. Segundo a pasta, a quantificação está impedida devido a instabilidade no sistema federal de notificações.

No Ceará, o governo já confirmou três casos de flurona, todos eles em Fortaleza. Trata-se de duas crianças de um ano, cujos quadros clínicos não foram graves e que já receberam alta, e de um homem de 52 anos que não precisou ser internado.

Identificado em vários países, a detecção de casos infecções simultâneas costumam aparecer quando o paciente é submetido a um teste no qual a amostra coletada é analisada para vários tipos de vírus ao mesmo tempo.

Atualmente, esse tipo de teste é normalmente feito em laboratório privado. Por causa da pandemia, a rede pública prioriza a realização dos exames para identificar o coronavírus.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.