O ex-jogador de futebol Robson de Souza, o Robinho, está isolado em uma cela de 8m² na Penitenciária II de Tremembé, no interior paulista. Ele foi transferido para o local na madrugada desta sexta-feira, 22.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Robinho foi condenado a nove anos de prisão por estupro coletivo pela Justiça da Itália, em 2022. Na quarta-feira 20, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o cumprimento da pena no Brasil, já que o país não extradita brasileiros natos.
A defesa do ex-jogador chegou a pedir um habeas corpus, que foi negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux. Em 2013, Robinho teria estuprado, junto com amigos, uma mulher albanesa em Milão, na Itália.
Robinho está isolado dos outros presos, como é de costume para os primeiros dias. Ele está sozinho em uma cela de cerca de 8 m². De acordo com o portal g1, o ex-atleta deve ficar no local em observação entre dez e 30 dias. Ele poderá fazer atividades isoladas, como banho de sol.
Leia também: “Robinho ficará pelo menos seis anos na prisão”
A cela fica em um setor de inclusão, para adaptação e realização de avaliações pela equipe da penitenciária. O local é composto por uma cama, pia e uma bacia turca — um tipo de vaso sanitário embutido no chão.
Robinho terá que comer dentro da cela
O ex-jogador de futebol não poderá sair da cela para comer. As quatro refeições diárias acontecem dentro do próprio quarto em horários determinados, entre 6h e 17h30. O tempo exato de isolamento depende de avaliações realizadas por médicos, psicólogos e assistentes sociais. Depois, ele deve ser levado para o pavilhão habitacional comum, onde há outros presos.
A Penitenciária de Tremembé é conhecida como o “presídio dos famosos”, por abrigar presos de casos de grande repercussão. A expectativa é que o ex-jogador seja transferido para a mesma cela que o ex-médico Roger Abdelmassih, que também cumpre pena por estupro. Na nova ala, ele poderá jogar futebol em um campo usado pelos detentos.
Leia também: “Condenado por estupro, Robinho vive em mansão de R$ 9 milhões”
Ao chegar no presídio, Robinho passou por alguns procedimentos padrão. Ele precisou trocar a roupa que usava pelo uniforme de presidiário. As vestimentas de todos os detentos são iguais: camisa branca e calça cáqui. Além disso, os agentes raspam o cabelo dos presidiários.
Robinho foi preso pela Polícia Federal em sua casa, em Santos (SP), na noite desta quinta-feira, 21. Ele passou por uma audiência de custódia no fórum e pelo Instituto Médico Legal (IML). No órgão, Robinho fez exame de corpo de delito. O procedimento é padrão para os detentos. Por volta da 1h, depois de passar pelo IML, ele foi encaminhado para a cadeia.
Famosos de Tremembé
A Penitenciária de Tremembé costuma receber condenados considerados famosos. No presídio há detentos como Alexandre Nardoni (Caso Isabella Nardoni), Daniel e Cristian Cravinhos (Caso Richthofen), Limdemberg Alves (Caso Eloá Cristina), Gil Rugai (Caso Gil Rugai).
Além disso, o local possui presos por casos de estupros, como o de Robinho. O caso mais notório é o de Roger Abdelmassih, que foi condenado a 278 anos de prisão por 52 estupros e quatro tentativas. E também o Maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira, que cometeu estupros seguidos de assassinatos.
Leia também: “Justiça espanhola concede liberdade provisória a Daniel Alves”
O presídio tem capacidade para 584 presos entre o regime semiaberto e fechado, mas atualmente possui 434 detentos. O local é dividido em dois pavilhões de regime fechado e um alojamento para os presos do semiaberto.
O Rabinho tem que estar isolado, todos sabemos qual é a historia de estuprador com os presos. Sao odiados. Talvez assim ele consiga sentir o mesmo da pessoa que foi ultrajada, humilhada, anulada……. uma situaçao que ficara marcada para sempre na vida da vitima. Ele depois de 9 anos na jaula ira esquecer, mas a vitima estara presa para sempre no passado, muitas vitimas cometem suicidio porque nao suportam a humilhaçao.
Estupro é crime hediondo.
Sem perdão…!