O número de roubos de motos de alta cilindrada (cc) cresceu quase 70% na cidade de São Paulo no primeiro semestre de 2023. Foram 462 roubos em 2022 e 781 este ano, de acordo com dados do Ituran Brasil.
Foram 83,2% de assaltos e 16,74% de furtos. No primeiro semestre de 2022, os roubos das motos potentes representavam 78,04% das ocorrências.
São consideradas motos de alta cilindrada os modelos a partir de 501 cc. No ranking geral, de todos os modelos, 7.565 motos foram roubadas na capital paulista durante o primeiro semestre de 2023.
Roubo de motos em São Paulo é mais frequente na zona sul
A região com mais frequência de roubo de motos é a zona sul da cidade de São Paulo. O bairro com mais ocorrências este ano foi a Vila Andrade, também na zona sul. Em seguida vem Jabaquara, Itaim Bibi, Santo Amaro, Tatuapé, Vila Prudente, Vila Mariana, Morumbi, Sacomã e Vila Olímpia.
A maior parte dos roubos de motos em São Paulo aconteceu no fim de semana, principalmente no domingo. A noite é o horário preferido dos ladrões. A Avenida dos Bandeirantes foi a via com mais ocorrências.
Em seguida, vem a Avenida das Nações, Rodovia dos Imigrantes, Avenida Washington Luís, Avenida Embaixador Macedo Soares, Rodovia Fernão Dias, Avenida Aricanduva, Avenida Interlagos e Avenida Raimundo Pereira Magalhães.
Leia também
Os ladrões fazem os roubos para se exibirem em bailes funks ou vender as peças dos veículos. Também é comum que façam ambos, indo nos bailes e depois desmontando as peças para vender.
“Essas motos, com preço acima de R$ 100 mil, acabam usadas em manobras arriscadas por criminosos que querem ostentar”, disse Vitor Correa, coordenador da central de operações da empresa de rastreamento Tracker, à Folha de S.Paulo.
As motos mais desejadas pelos bandidos são: Triumph Tiger 900, Triumph Tiger 800, BMW R 1200 GS, BMW F 650, BMW F 800, BMW R 1250 GS, Kawasaki Versys 650 e Yamaha Tmax.
Por este motivo, vendi as minhas motos.
Não aguntaria ver um traficante montado nela caso fosse roubado.
Para os idiotas esquerdistas que defendem bandido com discurso roubou só para tomar um cervejinha , não sabe o mau que causa ao país mercado de motos, peças e acessórios , seguros movimentado por quem trabalha para ter as coisas , mais aqui a inversão de tudo parece estar dominando as coisas.