A última semana de inverno no Brasil em 2023 será muito quente. Uma forte onda de calor, com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC, tomará conta de boa parte do país.
Leia mais: “Onda de calor demanda cuidados com a saúde, confira quais”
Essa previsão levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir o alerta laranja (risco médio) em diversas regiões. O alerta é válido até as 18h da sexta-feira 22.
Com a onda de calor, as pessoas devem tomar cuidados especiais com a saúde. A hidratação deve ser constante, assim como a circulação de ar em ambientes fechados. Também é importante evitar a exposição ao sol.
Leia mais: “Belém será a segunda cidade mais quente do mundo, estima estudo”
De acordo com o Inmet, o alerta segue protocolos internacionais, em casos, por exemplo, nos quais as temperaturas máximas, excedam em pelo menos 5°C a média histórica do período. E é o que deve ocorrer de 18 a 24 de setembro.
Em Mato Grosso, Região Centro-Oeste, o clima deverá ser seco. Na capital do Estado, Cuiabá, a temperatura poderá chegar a 43ºC.
Não tão distante, em Presidente Prudente, no interior paulista, o calor também será intenso, com temperaturas que poderão ultrapassar os 40º C.
O Inmet alertou que as Regiões Centro-Oeste e Sudeste se encontram no período mais seco do ano. De acordo com o instituto, isso aumenta o risco de incêndios em vegetações.
Veja os Estados mais afetados pela onda de calor, segundo o Inmet:
- Pará (áreas sudoeste e sudeste);
- Tocantins (partes ocidental e oriental);
- Mato Grosso (nas partes nordeste, sudeste, sudoeste e norte);
- Goiás (nas áreas central, sul, norte e noroeste);
- Mato Grosso do Sul (todo o Estado);
- São Paulo (todo o Estado);
- Paraná (regiões norte, noroeste, oriental, ocidental, oeste e área metropolitana de Curitiba);
- Minas Gerais (região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba); e
- Rio de Janeiro (região sul do Estado).
OESTE : Que tal colocar um MAPA da temperatura ????
Evitaria todo este blá blá blá.