Saúde promete restabelecer sistemas atingidos por hackers até amanhã

Ataque hacker de dezembro completou um mês nesta semana
-Publicidade-
Ministério da Saúde prevê normalização dos sistemas atacados por <i>hackers</i> até sexta-feira 10
Ministério da Saúde prevê normalização dos sistemas atacados por hackers até sexta-feira 10 | Foto: Reprodução/Mídias Sociais

Todos os sistemas do Ministério da Saúde que consolidam os dados referentes à pandemia de covid-19 devem ser completamente restabelecidos até sexta-feira 14. O prognóstico foi feito pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz.

Em dezembro do ano passado, o ministério foi alvo de um ataque hacker que completou um mês nesta semana.

-Publicidade-

Na madrugada do dia 10 de dezembro, os sistemas da pasta foram invadidos por hackers, três dias depois de o governo ter atendido à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de impor cinco dias para não vacinados entrarem no país. Com o aplicativo em pane, a quarentena foi adiada.

Na ocasião, os dados de vacinação contra a covid-19 sumiram e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital ficaram indisponíveis. Em 23 de dezembro, a pasta anunciou que o ConecteSUS tinha voltado a funcionar.

“Desde dezembro, o Ministério da Saúde consegue receber todas as informações: óbitos, agravamentos, casos e vacinação. Com relação à disseminação dos dados identificados para Estados e municípios, os dados do Sivep-Gripe e e-SUS Notifica foram restabelecidos desde dezembro. Os dados da vacinação a gente vai restabelecer no dia 14 de janeiro”, afirmou Cruz.

Ainda segundo o número 2 da Saúde, o Open DataSUS também deve voltar ao funcionamento normal a partir de amanhã. “Nossa expectativa é que volte a funcionar a parte de hospitalização, casos e imunização”, disse o secretário-executivo.

Até o momento, de acordo com o governo, o acesso a algumas plataformas foi normalizado: e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações e ConecteSUS.

O principal sistema ainda não voltou a funcionar: a Rede Nacional de Dados em Saúde, plataforma que reúne todas as informações registradas por Estados e municípios, na ponta do Sistema Único de Saúde (SUS).

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.