publicidade
Brasil

Secretaria de Segurança transfere gabinete para Santos (SP)

Mudança acontece depois da morte de PMs durante operação na Baixada Santista

Guilherme Derrite
Guilherme Derrite: segundo a Polícia Civil, secretário seria alvo do criminoso China, membro do PCC preso em maio deste ano | Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) será transferida da capital paulista para a cidade de Santos (SP). A mudança foi anunciada pelo secretário da pasta, Guilherme Derrite, na noite desta quarta-feira, 7.

A transferência acontece depois da morte de mais um policial militar (PM) durante uma operação na Baixada Santista.

Receba nossas atualizações

De acordo com Derrite, o gabinete da secretaria ficará instalado na sede do Comando de Policiamento 6.

“Vou supervisionar pessoalmente essa operação”, disse ele, durante coletiva de imprensa.

+ Leia as últimas notícias sobre Brasil no site de Oeste

O secretário ressaltou que o objetivo da mudança é coibir o crime organizado de forma mais “efetiva” depois da morte de policiais na região.

Ele também disse que a Operação Verão, em curso no litoral paulista, terá uma terceira fase e receberá esforços de policiais dos Batalhões de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Guarulhos e Barueri.

O comando da operação será feito pelo comandante geral da Polícia Militar, Coronel Cássio Araújo de Freitas, e o delegado geral de Polícia, Artur José Dian.

Viaturas Policia Militar SP
O objetivo da transferência do gabinete tem como objetivo coibir o crime organizado de forma mais efetiva na região. A mudança ocorre depois da morte de terceiro policial em apenas 12 dias | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/Alexandre Carvalho/A2img

Secretaria de Segurança transfere gabinete depois de mortes de PMs

A secretaria confirmou a morte do cabo José Silveira dos Santos, assassinado na manhã desta quarta-feira, 7, na região do Morro de Tetéu, em Santos. O PM foi o terceiro agente morto no litoral paulista em 12 dias.

+ Veja: Corpo de soldado da Rota é enterrado em São Paulo; Bolsonaro vai ao sepultamento

Na sexta-feira 2, o soldado da Rota Samuel Wesley Cosmo foi baleado no rosto durante uma operação em uma favela de Santos. Durante a coletiva de imprensa, Derrite afirmou que a Polícia já identificou o suspeito de atirar contra Cosmo.

O policial foi morto quando buscava suspeitos pela morte de outro agente, Marcelo Augusto da Silva, assassinado em 26 de janeiro. Silva atuava na Operação Verão quando foi baleado.

+ Leia também: PM é assassinado a tiros, em Santos

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. ROSANA DAS GRAÇAS NOGUEIRA
    ROSANA DAS GRAÇAS NOGUEIRA

    Isso se chama seriedade, comprometimento e responsabilidade com o que é público! Futuro governador de SP!

  2. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Boa! A população decente sempre apoiou a Polícia. É um trabalho de altíssimo risco e que não é valorizado à altura. Numa averiguação de documentos noturna, num local mal iluminado, por mais imóvel que esteja o cidadão, basta um facho de luz de um carro dobrando a esquina para que a sombra projetada também se desloque.
    O policial – e qualquer pessoa normal – terá a nítida impressão de que a pessoa se movimentou. Pelo treinamento e instinto o agente da lei terá frações de segundo para decidir se atira primeiro ou corre o risco de ser baleado.
    O policial vai jurar que a pessoa se moveu e a pessoa vai jurar que não se moveu.
    Não é razoável presumir a inocência do suspeito e presumir a culpa do policial.
    Excessos sempre ocorrem, inclusive quando uma pessoa de bem erra o caminho e entra numa área controlada pelo tráfico e termina metralhada.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.