O centenário da Semana de Arte Moderna

A ação comemorou a arte e o centenário da independência do Brasil
-Publicidade-
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Semana de Arte Moderna vai comemorar seu centésimo aniversário no ano que vem. O evento ocorreu de 13 a 18 de fevereiro de 1922. Na ocasião, foram reunidos pintores, arquitetos, músicos e poetas brasileiros da época no Theatro Municipal, na cidade de São Paulo. O encontro deixou sua marca naquele momento no na história da arte brasileira.

O evento foi inspirado nas ideias do movimento modernista iniciado no começo do século XX. O principal objetivo do Modernismo era romper o tradicionalismo por meio da estética, experimentação artísticas e promover a independência cultural.

Durante os cinco dias da Semana de Arte Moderna ocorreram apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras como pinturas e esculturas, além de palestras. Além de celebrar a arte, a ação comemorou o centenário da Independência do Brasil.

-Publicidade-

O evento foi organizado por um grupo de intelectuais e artistas e fez com que o Modernismo se tornasse sinônimo de um estilo novo. Na primeira fase, se destacaram:

  • Anita Malfatti
  • Mário de Andrade
  • Lasar Segall
  • Di Cavalcanti
  • Heitor Villa-Lobos
  • Cândido Portinari
  • Menotti Del Picchia
  • Tarsila do Amaral
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

1 comentário Ver comentários

  1. Data importante a ser comemorada, mas, sem desprestigiar os marcos alcançados pelos modernistas, seria bastante útil uma celebração com uma mostra dos avanços artísticos de destaque acontecidos desde o modernismo até a data atual.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.