O ex-governador Sérgio Cabral e outros cinco presos foram transferidos na noite de terça-feira 3 da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói (Rio de Janeiro), para o presídio Bangu 1, no Complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da capital.
A saída de Cabral do presídio em Niterói foi confirmada pela Secretaria de Polícia Militar. Ao deixar a unidade, num furgão, o veículo onde estava o ex-governador foi escoltado por um comboio do Batalhão de Choque da PM.
A mudança de presídio ocorreu depois de uma ordem da Vara de Execução Penal (VEP) publicada ontem.
Na semana passada, uma vistoria realizada pela VEP com outros órgãos na Unidade Prisional da PM revelou indícios de regalias para os presos, entre eles Sérgio Cabral. A equipe localizou celulares, anabolizantes e cerca de R$ 4 mil em espécie, prateleiras adaptadas para esconder celulares, facas de inox e até um enxoval personalizado. Uma lista com pedidos de pratos caros em restaurantes da cidade também foi encontrada pelos agentes.
“É flagrante a existência de regalias não previstas em lei e sem o caráter de recompensa em favor de todos os presos acautelados na ‘ala dos oficiais’, o que, certamente, contou com atuação, de alguma forma, exageradamente permissiva de gestões anteriores do estabelecimento prisional”, escreveu o juiz Bruno Monteiro Rulière na decisão.
Além do ex-governador, foram transferidos quatro policiais que estavam presos na unidade e um vereador. Inicialmente, eles vão ficar isolados por dez dias no presídio considerado de segurança máxima.
Porque o stf não soltou o Cabral, já soltou todos os bandidos políticos. Por que será?🤔
Ainda não foi acertado valores.