A Serra Gaúcha, um dos berços da cultura italiana no Brasil, pôs em prática algumas ideias para aumentar o agroturismo na região. Uma delas é a próxima edição da Feira Envase Brasil, em Bento Gonçalves (RS), que ocorrerá entre 23 e 25 de abril.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Segundo o especialista em cultura italiana Fausto Faggioli, um dos palestrantes do evento, 26 mil estabelecimentos praticam o agroturismo no país europeu. Isso gera aproximadamente € 2 bilhões na economia local. Todos os anos, 4 milhões de pessoas vão à Itália para aproveitar esse tipo de iniciativa.
Agora, a expectiva é que o resultado verificado na Itália se reproduza no Brasil. No primeiro dia do evento, Faggioli fará uma palestra para os especialistas do mundo do vinho, com a presença do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.
Entenda por que é importante incentiva o agroturismo
“O principal benefício do agroturismo, ao encurtar a cadeia produtiva e produzir localmente, é a capacidade de se relacionar diretamente com o mercado”, destaca Faggioli à agência de notícias Ansa Brasil. “Portanto, o valor das produções e serviços oferecidos é ajustado às necessidades econômicas da empresa.”
Leia também: “Gigante do agro quer construir usina para produzir combustíveis para aviões”
De acordo com o italiano, o agroturismo é uma atividade que surgiu para ajudar a complementar a renda dos agricultores. Além disso, promove a interação social com os turistas.
O município de Bento Gonçalves é o principal destino do agroturismo no Brasil. Estima-se que a cidade recebe cerca de 1,7 milhão de visitantes por ano.
Leia mais: “Champagne: o vinho produzido por apenas um país no planeta”
Para Faggiolo, o turismo em áreas rurais representa um segmento em crescimento. De acordo com ele, há oportunidades para o desenvolvimento.
Leia também: “Mercado mostra que agro brasileiro é aceito no mundo inteiro”
Se o texto fosse um pouco maior o palestrante Faggioli já teria tricado de nome para Feijuca ou até Pururuca