O Serviço Social do Comércio (Sesc) inaugurou na manhã desta sexta-feira, 27, uma nova unidade no bairro da Casa Verde, na Zona Norte de São Paulo.
O espaço ocupa o antigo endereço do Grupo Guararapes, dono de uma rede varejista. O local passou por uma transformação para se tornar um centro cultural, esportivo e de lazer.
A abertura da unidade é parcial. Nessa etapa inicial, foi inaugurada uma parte da área externa e o antigo galpão fabril, com área de 12 mil m². O restante do espaço receberá novas instalações nas fases seguintes da obra.
Quando a expansão estiver completa, a unidade será a maior do Sesc em São Paulo, com mais de 45 mil m², superando a unidade Belenzinho. A expectativa é de que o espaço receba, em média, cerca de 7 mil frequentadores por semana.
Atrativos da nova unidade do Sesc
O Sesc Casa Verde conta com arena aberta de espetáculos, salas multiuso para atividades variadas, área de leitura, café, praças de convivência, espaço de brincar, dentre outros.
A unidade oferece duas varandas – uma com poltronas que permitem a vista da vizinhança; a outra é voltada para o pôr do sol e dispõe de mesas da cafeteria.
A comedoria será aberta até o fim do primeiro semestre de 2024. Novos equipamentos esportivos também serão instalados aos poucos.
O principal projeto, que ainda está em desenvolvimento, é um centro aquático de piscinas internas e externas e um teatro, com entrega prevista até o segundo semestre de 2027.
A programação cultural é variada e, segundo o Sesc, buscará se conectar com a identidade e a trajetória da Casa Verde.
“É um bairro com muita tradição. Nossa intenção é dar espaço para toda essa tradição do samba, da música, dos desfiles, que tenha presença e seja reconhecida no Sesc”, disse Luis Galina, diretor regional em exercício do Sesc São Paulo, ao jornal O Estado de S. Paulo.