publicidade
Brasil

SP: tribunal proíbe condomínio de manter galinhas-d’angola

As aves são predadoras de escorpiões, mas a Vigilância Sanitária se opôs à iniciativa

Palácio da Justiça, do TJSP
Sede do TJSP | Foto: Divulgação/TJSP

A 8ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão que proíbe um condomínio em Presidente Prudente (SP) de manter galinhas-d’angola em áreas comuns. A decisão original, emitida pela Vara da Fazenda Pública, foi mantida devido a preocupações relacionadas à saúde pública e à higiene.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

Depois de uma deliberação em assembleia, os condôminos decidiram introduzir galinhas-d’angola no local com o objetivo de controlar a infestação de escorpiões. No entanto, a Vigilância Sanitária local se opôs a essa iniciativa.

A recomendação foi pela retirada das aves, baseando-se em denúncias de sujeira e no potencial aumento da proliferação de vetores de doenças.

A decisão judicial sobre as galinhas no condomínio

Na decisão, o tribunal considerou a importância das diretrizes da Vigilância Sanitária, afirmando que essas se sobrepõem às decisões internas do condomínio, especialmente quando envolvem o uso de áreas comuns e a segurança dos moradores.

“A atuação da Vigilância Sanitária é destacada e se sobrepõe à assembleia condominial, especialmente no que tange ao uso das partes comuns e da exposição aos demais condôminos e ocupantes”, consta na decisão.

A decisão judicial foi unânime na 8ª Turma do TJSP.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Ronald Bremberger
    Ronald Bremberger

    Justiça, MP e Vigilância Sanitária parecem não ter o que fazer. Poderiam todos serem demitidos, que não fariam falta alguma

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade