Em julgamento no plenário virtual da Corte, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para autorizar a realização da Copa América no Brasil. Até o momento, os seis ministros que votaram entenderam que os jogos da competição podem ser disputados no país.
Votaram para que o campeonato fosse liberado a relatora, Cármen Lúcia, e ainda Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowksi, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Dias Toffoli. Com o placar de 6 a 0, o resultado não será mais revertido. Faltam os votos de mais cinco magistrados, que têm até as 23h59 de hoje para se manifestar.
Leia mais: “Lewandowski, Cármen Lúcia e Marco Aurélio votam para autorizar Copa América no Brasil”
O principal campeonato de futebol entre seleções do continente, que inicialmente seria disputado na Argentina e na Colômbia, foi transferido para o Brasil. O jogo de abertura está marcado para domingo 13, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, entre a seleção brasileira e a Venezuela.
Leia mais: “Lewandowski pede informações a Bolsonaro sobre Copa América no Brasil”
Como noticiamos mais cedo, estão em julgamento duas ações: uma foi apresentada pelo PSB e outra é da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) — as entidades questionam o torneio no país, alegando risco sanitário em função da epidemia de covid-19. Ambas estão sob relatoria de Cármen Lúcia.
Uma terceira ação, do PT, que também questiona a Copa América, está sob relatoria do ministro Ricardo Lewandowski. Em sessão virtual, ele votou pela realização do torneio no país, mas exigiu que o governo federal apresente um plano de segurança sanitária em 24 horas.
Leia também: “Bolsonaro será convidado para abertura da Copa América”
e’ melhor dar logo a faixa presidencial para os ministros do STF, pois eles decidem tudo. Ja foi o tempo que eles declaravam nao serem competentes com a materia.
Essa é uma notícia em que devemos elogiar o stf ou xingá-los? De qualquer forma fico com a segunda opção, mesmo que a maioria tenha decidido a favor já é um absurdo esse tribunal se meter até em assuntos esportivos, daqui a pouco irão decidir oq podemos ou não assistirmos na Tv. Bando de fdp!
Exato – se o pequeno tribunal tivesse um MÍNIMO de coerência e conhecimento jurídicos, teria rejeitado essas ações ridículas sem nem entrar no mérito das mesmas.
Já que temos de ficar em casa por ordem do executivo municipal ou estadual, nada mal assistir um joguinho de futebol.