publicidade
Brasil

STJ autoriza travesti a trocar de prisão pela 4ª vez

Samantha Almeida cumpre pena de 38 anos em regime fechado, sem divulgação dos crimes no relatório ministerial

Cannabis; Fachada do Superior Tribunal de Justiça (STJ); Lobista
Sede do STJ em Brasília | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a quarta transferência de presídio para uma travesti, com embasamento em sua “identidade de gênero”.

Samantha Almeida, atualmente detida, já havia passado por mudanças de unidades prisionais tanto masculinas quanto femininas em Brasília, motivadas por decisões judiciais e por suas próprias solicitações.

Receba nossas atualizações

Inicialmente, Samantha ficou na Papuda, presídio masculino, depois foi encaminhada para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal (Colméia). Em seguida, a Justiça autorizou seu retorno à Papuda, conforme pedido dela.

Posteriormente, ela voltou a requerer transferência para a unidade feminina, mas o pleito foi recusado pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e mantido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), que alegou preocupações com segurança e estabilidade das unidades.

‘Autodeclaração de gênero’ de travesti foi base da decisão do STJ

Bandeira LGBT
Na decisão, juíz alega que ‘autodeclaração’ deve ser respeitada na definição do local de cumprimento de pena para pessoas LGBT | Foto: Reprodução/Freepick

O ministro do STJ destacou a Resolução 348/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como base legal para sua decisão, sublinhando que o direito à autodeclaração de gênero deve ser respeitado ao definir o local de cumprimento da pena para pessoas LGBT+.

Reynaldo Soares da Fonseca explicou que a legislação impõe o respeito à preferência da pessoa presa em relação ao local de custódia, no contexto da “identidade de gênero”.

O magistrado afirmou que obrigar a custódia em presídio masculino, quando há manifestação de vontade de permanecer em unidade feminina, “contraria o princípio da dignidade da pessoa humana”, segundo o relatório do STJ.

Ele acrescentou que as mudanças anteriores de presídio não justificam recusa ao novo pedido. Samantha Almeida cumpre pena de 38 anos e sete meses em regime fechado, sem divulgação dos crimes no relatório ministerial.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

1 comentário
  1. Inteligencia Artificial
    Inteligencia Artificial

    Estamos todos loucos, e a segurança das verdadeiras mulheres ? Criem uma penitenciaria para os LGBT+.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade