A semana no Sudeste do Brasil será marcada por temperaturas elevadas, que podem ultrapassar os 30°C, inclusive nas capitais. O calor incomum persistirá até o fim da semana, quando a aproximação de uma frente fria deve derrubar as temperaturas. O site Meteored divulgou a previsão do tempo nesta segunda-feira, 5.
O tempo seco e quente predomina, com mudanças significativas esperadas apenas no fim da semana. A condição pré-frontal intensifica o calor por causa dos ventos do Norte e do Nordeste, que trazem ar quente do Centro-Norte do Brasil para o Sul. A quinta-feira 8 será o dia mais quente, quando a frente fria se aproxima da região.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As temperaturas elevadas começam já no início da semana, com máximas acima dos 30°C em várias partes de São Paulo e do Triângulo Mineiro. No Rio de Janeiro, as temperaturas também podem chegar aos 30°C.
A baixa nebulosidade, causada pelo ar seco na porção central do Brasil, se estende ao norte da Região Sul e toda a Região Sudeste, o que resulta em noites e madrugadas mais frias. Durante o dia, as temperaturas sobem significativamente, o que causa uma sensação de calor.
Nesta terça-feira, 6, e nesta quarta-feira, 7, as temperaturas não variam significativamente. A frente fria ainda não se formou completamente no Sul, e os sistemas de chuvas estão concentrados no sul do Rio Grande do Sul.
Sudeste tem alterações de temperatura no mesmo dia
No início da manhã, a sensação é de frio, mas, ao longo do dia, o transporte de calor do centro-norte do Brasil eleva as temperaturas. A tendência de vestir-se em camadas continua ao longo da semana.
Na quinta-feira, a frente fria atinge o Paraná e se aproxima de São Paulo, o que aumenta a nebulosidade. Entretanto, o calor persiste até a tarde em toda a Região Sudeste, o que torna o dia mais quente da semana.
As temperaturas podem atingir 32°C em São Paulo, 34°C no Rio de Janeiro, 28°C em Belo Horizonte e 30°C em Vitória. No norte e oeste paulista, as máximas podem chegar a 35°C.
Na sexta-feira 9, o frio intenso chega à região, com mínimas de 9ºC em São Paulo e 18ºC no Rio de Janeiro. O próximo sábado, 10, deve ser o dia mais frio da semana, com mínimas de 7ºC em São Paulo, 16ºC no Rio de Janeiro, 11ºC em Belo Horizonte e 16º em Vitória.