Uma possível ocorrência de vazamento de gás provocou a interrupção das operações aéreas na cidade de São Paulo por volta da manhã da quarta-feira 9, conforme informou o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca. A suspensão de pousos e decolagens atingiu todos os aeroportos paulistas e durou cerca de 35 minutos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Receba nossas atualizações
Segundo o ministro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) recebeu um telefonema por volta das 9h30 que relatava uma falha técnica, possivelmente ligada a um vazamento de gás em sistemas essenciais para o controle da aviação. Em resposta, equipes de segurança decidiram evacuar preventivamente a área responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo.
Impacto nas operações e investigação em andamento
Essa medida foi adotada até que a situação fosse totalmente avaliada, afetando diretamente o fluxo de voos na região. Depois das primeiras verificações, as operações foram retomadas de maneira gradual. O Decea segue investigando para confirmar a possibilidade de vazamento, tratando o caso como suspeito até o momento.
Aeroportos afetados pela pane
Entre os aeroportos afetados pela suspensão das operações estão o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos; Congonhas, na zona sul da capital; Campo de Marte, na zona norte; Viracopos, em Campinas; além de unidades em Araraquara, Avaré, Bauru, Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itanhaém, Jundiaí, Marília, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São Manuel, Sorocaba e Ubatuba.
Leia também: “Punição excessiva e impagável”, artigo de Rachel Díaz na Edição 315 da Revista Oeste
Mesmo com a retomada dos serviços, passageiros devem enfrentar atrasos por causa do impacto no controle do espaço aéreo.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.