publicidade
Brasil

Taxa para turistas provoca protestos e vandalismo em Angra dos Reis

Cobrança entrou em vigor nesta semana e enfrenta resistência de moradores, empresários e trabalhadores do setor turístico

A administração de Angra dos Reis, liderada por Cláudio Ferreti (MDB), justificou a medida ao afirmar que a taxa tem o objetivo de ‘garantir a preservação ambiental e a melhoria dos serviços oferecidos tanto aos moradores quanto aos visitantes’ | Foto: Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis
A administração de Angra dos Reis, liderada por Cláudio Ferreti (MDB), justificou a medida ao afirmar que a taxa tem o objetivo de ‘garantir a preservação ambiental e a melhoria dos serviços oferecidos tanto aos moradores quanto aos visitantes’ | Foto: Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis | Foto: Divulgação/Prefeitura de Angra dos Reis

A entrada em vigor da Taxa de Turismo Sustentável em Angra dos Reis (RJ) provocou protestos e episódios de vandalismo na cidade fluminense. A cobrança começou na segunda-feira, 1º, e gerou reação de moradores, barqueiros e empresários ligados ao turismo.

Durante a madrugada do primeiro dia de vigência da medida, câmeras de monitoramento registraram dois homens destruindo e incendiando uma cabine do programa Viva Angra instalada na Vila do Abraão, na Ilha Grande. A estrutura era utilizada para operar o novo sistema de arrecadação da taxa.

Receba nossas atualizações

Horas depois, dezenas de pessoas participaram de uma manifestação no cais de embarque e desembarque da Vila do Abraão. O protesto reuniu trabalhadores do turismo e moradores contrários à cobrança. A mobilização terminou com a apreensão de um adolescente.

Praia da Ilha Grande em Angra dos Reis | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Representantes do setor afirmam que a prefeitura implementou a taxa sem diálogo suficiente com a comunidade local. Segundo eles, a medida pode afetar pousadas, restaurantes, bares, operadoras de passeios e outros negócios que dependem da atividade turística na Ilha Grande.

Como funciona a cobrança

A prefeitura afirma que criou a taxa para financiar projetos de preservação ambiental, saneamento básico, segurança pública e melhorias na infraestrutura turística. Segundo a administração municipal, a medida busca responder ao aumento do fluxo de visitantes em Angra dos Reis e na Ilha Grande

Estão isentos da cobrança os moradores de Angra dos Reis, familiares de residentes até o segundo grau, prestadores de serviço cadastrados, crianças de até 12 anos e pessoas com mais de 60 anos.

No primeiro ano de vigência, visitantes que permanecerem no continente pagarão 5 UFIRs, o equivalente a R$ 23,75. Para quem visitar a Ilha Grande, a cobrança será de 10 UFIRs, ou R$ 47,50, em estadias de até sete dias. Permanências superiores terão cobrança adicional de meia UFIR por diária extra.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.