O Tribunal de Contas da União (TCU) irá investigar indícios de irregularidades de Organizações Não Governamentais (ONGs) que não preenchem os requisitos para fazer parcerias com o setor público.
A investigação é baseada em um pedido feito pelo Ministério Público de Contas do TCU (MPCO) na última quinta-feira, 7, quando o órgão requereu a interrupção do repasse do governo federal de R$ 6,2 milhões a duas “ONGs de prateleira” do ex-jogador Emerson Sheik e de Daniel Alves, lateral-direito da seleção brasileira de futebol.
Após o pedido ser protocolado, foi enviado pelo ministro Vital do Rêgo e aprovado em plenário na sessão desta quarta-feira, 13.
De acordo com o ministro, as ONGs precisam de, no mínimo, três anos de existência para só em seguida poder firmar parceria com governos. Ele alegou que há registros de ONGs falidas e inativas que estão sendo compradas para que outras empresas possam atuar nas mesmas condições dadas a essas entidades e que, nesse caso, seriam “ONGs de prateleira”.
“Nesse cenário, dado o potencial de lesividade aos cofres públicos, gostaria apenas de chamar atenção para a importância de o TCU, de forma mais ampla, debruçar-se sobre o tema, inclusive com a produção de relatórios de inteligência que identifiquem possíveis ações de controle na tipologia da irregularidade relatada, consubstanciada no repasse de recursos federais mediante a utilização das denominadas ‘ONGs de prateleiras”, afirmou o ministro.
Relacionadas
Repasses
No documento enviado ao Tribunal, o subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado pediu ao Ministério da Cidadania que suspenda repasses ao Instituto Emerson Sheik e ao Instituto DNA. O intuito é verificar se houve descumprimento das exigências legais e ao regime jurídico das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil.
“Se confirmando os indícios de irregularidades supramencionados, que proceda a abertura de responsabilização dos agentes envolvidos, sem prejuízo de remessa de cópia dos autos ao Ministério Público Federal para apuração dos fatos na esfera penal”, diz o procurador.
Por isso temos tantas ONGs, ė mais uma forma de desviar o dinheiro dos pagadores de impostos.
Esse Vital do Rego estourado é petista, resumindo, não vai dar em nada.
Porque o governo tem que financiar essas ONGS? Quem é que fiscaliza o dinheiro e o serviço fornecido por elas? Está na hora de fazer uma LIMPA GERAL.
APOS O EPISÓDIO DO CARANDIRU….foi ai que PCC expandiu absurdamente
ABSURDO DAR DINHEIRO PÚBLICO PARA ONGs APÁTRIDAS…
só no brasil existe essas patifarias!!
OLHA QUE SÃO BILHÕES DE REAIS POR ANO;
Nos municípios . Estados e Federação são milhares de canalhas dessas ONGs
A MAIS GRITANTE SÃO AS ENVOLVIDAS COM ALIMENTAÇÃO PARA NÓIAS/MENDICÂNCIA em SAMPA…
Tudo membros (ratos de sacristia/monges/freis etc) da igreja católica aliados ao PCC…
O PCC tem táticas de guerrinha/guerra hibrida em SAMPA…. convocam os nóias para fazerem ataques semafóricos ou da iluminação pública…
VOCÊS AINDA NÃO REPARARAM ??!!!?
Há 2 semanas os semáforos do centro
SAMPA estão desativados.
ACORDA!!
O PCC fez acordo com o Governo do Esatdo de SP e prefeitura desde 2003.
ANTES DESSA DATA…já tinha acordos …QUEM MANDAVA DENTRO DAS PRISÕES ERA O PCC…DESDE 1992-93