O vice-presidente Hamilton Mourão comentou nesta terça-feira, 9, a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Operação Lava Jato, alegando que a 13ª Vara Federal de Curitiba não teria competência para julgar os processos.
Ao ser indagado sobre o impacto da decisão, que devolveu os direitos políticos ao petista e o tornou elegível para a sucessão presidencial de 2022, Mourão disse que ainda é cedo para traçar qualquer prognóstico eleitoral.
“Tem muita espuma nesse chope ainda, tem que ser decantado isso. Tem muita gente fazendo análise prospectiva por mera extrapolação de tendência, porque não se faz análise prospectiva assim. Tem que esperar todas as consequências, todas as decorrências. Tem muita coisa ainda para rolar”, afirmou o vice-presidente.
“Então, independentemente da chicana jurídica que seja feita, anula processo, anula prova, a realidade é a seguinte: contra fatos não há argumentos. Então, é isso que a gente vai aguardar que aconteça no futuro.”
Mourão disse ainda que “a imensa do povo brasileiro é constituída de homens e mulheres de bem”. “Todos, sem exceção, procuram se basear em princípios da ética, da moral, dos bons costumes, respeitam a honestidade, a integridade e a probidade. E os homens públicos têm que se pautar por isso.”
Leia também: “Lula ainda pode se tornar inelegível antes de 2022, diz advogado”
Concordo com o vice Mourão, penso que ainda é cedo, para uma definição do caso Lula.
Existem muitas pessoas de bem, tanto no congresso como no senado, para dar uma solução correta e honesta para esse caso.
Não que Lula seja um forte concorrente, mas não pode por ser condenado.
Entendo inteligente a interpretação de Mourão e respeito seu trabalho. Considero um batalhador na defesa do governo Bolsonaro e do assunto Amazônia. Transmite confiança e segurança do governo ao público estrangeiro. Penso que a imprensa tenta criar animosidade entre os dois.
Concordo com Mourão, acho que muita água ainda vai rolar,.
Existem muitos homens de bem, tanto no congresso quanto no senado que não vão deixar as coisas dessa forma.
Lula ,não é ameaça, mas não pode concorrer porque é condenado
O Mourão deveria ir para o PSDB, ele só fica em cima do muro. Além de ser traíra.
Esse aí é mais um que de se acha o máximo.