O Estado de São Paulo está em alerta por causa das fortes chuvas que ocorrem desde o começo da semana. A tempestade afeta tanto a região da capital paulista quanto o interior. A empresa Climatempo divulgou a previsão do tempo nesta quarta-feira, 6.
Nesta terça-feira, 5, diversas áreas, como Sorocaba e Tupã, registraram chuvas intensas. As regiões acumularam volumes significativos em apenas uma hora. Sorocaba, por exemplo, registrou 30 mm, enquanto Tupã teve 34,2 mm.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta quarta-feira, espera-se que o calor e a umidade persistam, o que aumenta o risco de novas pancadas de chuva à tarde e à noite em todo o Estado. As condições atmosféricas podem provocar alagamentos e deslizamentos na Grande São Paulo. Ventos em diferentes altitudes da atmosfera contribuem para a formação de tempestades.
Frente fria aumenta risco de tempestade
Com a chegada de uma frente fria prevista para esta quinta-feira, 7, o risco de tempestade e acúmulo de água deve aumentar. A situação de alerta permanece até a sexta-feira 8, com expectativas de grandes volumes de chuva.
Leia também: “Brasil enfrenta 3 alertas de chuvas intensas; confira”
As precipitações elevam o nível de rios e córregos e aumenta o perigo de enchentes. Na região de Santo André, já foram acumulados 52,8 mm em três horas, na terça-feira.
A previsão do tempo segue a análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O órgão informou que o clima quente e úmido está entre os fatores agravantes para a formação das nuvens de tempestade.
Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil:
- Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
- Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas-d’água e quiosques;
- No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
- Evite tomar banho durante a tempestade;
- Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
- Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
- Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta; e
- Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.