A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá informou, neste sábado, 19, que as autoridades acharam com vida os três tripulantes de um helicóptero que desapareceu no meio da semana, entre Pará e Amapá, durante uma missão na Amazônia.
De acordo com a nota publicada nas redes sociais da pasta, três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) resgataram o grupo. Por volta das 15 horas, eles chegaram ao Aeroporto Internacional de Macapá, depois de receberem atendimento médico naquela cidade.
Como os tripulantes do helicóptero desaparecido da Amazônia foram achados
Agentes localizaram o trio perto do Rio Iratapuru. A cerca de 70 quilômetros do município de Pedra Branca do Amapari, na região central do Amapá, populares avistaram um sinal de fumaça às margens do rio. Dessa forma, acionaram a polícia.
Em um comunicado, a FAB disse que os sobreviventes conseguiram contato por rádio com a equipe de buscas amapaense.
Os tripulantes que estavam no helicóptero são: o piloto tenente-coronel Josilei Gonçalves de Freitas, o mecânico Gabriel Silva Serra e o engenheiro civil José Francisco Pereira Vieira, da Funai.
A aeronave
O helicóptero da empresa Sagres desapareceu na Amazônia na quarta-feira 16. A aeronave contratada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará decolou, por volta de meio-dia, da base Bona, na Aldeia Maritepu, no Parque Indígena Tumucumaque, no Pará, com destino a Macapá.
Conforme a FAB, o pouso estava previsto para ocorrer as 14h15 do mesmo dia no Aeródromo Sérgio Miranda, em Macapá.